20 de junho de 2024

Bike Polo vira moda em todo o mundo

Bike PoloOs esportes ciclísticos podem parecer individuais, mas já existem modalidades de equipe, como o futebol sobre bicicleta, provas de revezamento no ciclismo e o polo de bicicleta em quadra de cimento, conhecido como Hardcourt Bike Polo. Este último é uma variação do polo de bicicleta tradicional, jogado em gramados.

O objetivo é marcar gols batendo na bola com tacos, como o polo tradicional, e cada time é composto por três participantes.

As partidas são disputadas em uma quadra retangular, com no máximo 47,25m x 25m, que pode ser uma quadra adaptada de tênis ou hóquei sobre patins e até um estacionamento vazio. Os gols são marcados entre as traves do gol, instaladas nas duas extremidades da quadra.

Na jogada inicial, a bola é posicionada no meio da quadra, enquanto os jogadores esperam a contagem regressiva atrás de seu próprio gol. Quando o contador chega a zero e soa o apito, cada equipe sai correndo atrás da bola.

Bike Polo

Existem dois jeitos de tocar na bola: com a ponta do taco (“shot”) ou com a lateral (“shuffle”). No entanto, um gol só é válido se partir de um shot, do contrário, será anulado.

Quando um time marca um gol, todos os jogadores devem voltar à sua metade da quadra para reiniciar o jogo. Cada partida dura entre 12 e 15 minutos, a menos que um dos times consiga marcar 5 gols antes do tempo regulamentar.

O esporte também tem uma penalidade específica: os jogadores não podem apoiar o pé em uma superfície horizontal (o piso). Se um jogador o fizer, não poderá jogar até cumprir a falta. Para isso, deve tocar em um ponto designado da quadra com o taco. Nesses casos, os jogadores costumam avisar seus companheiros que cometeram a falta dizendo “foot down”.

Em geral, são permitidos quase todos os tipos de contato– entre bicicletas, entre jogadores e entre tacos –, mas os jogadores não podem se exceder, pois é fácil machucar os adversários. Os jogadores usam protetores nos cotovelos, joelhos e cabeça. O uso do capacete é fundamental para amortecer possíveis pancadas.

Além disso, muitos jogadores instalam protetores de rodas nas bicicletas, não só para proteger os raios como para criar uma barreira sólida contra os choques.

Bike PoloCompetições internacionais – As regras do jogo foram se aperfeiçoando com o tempo, já que o esporte está crescendo e já está presente em vários países. A Associação Norte-Americana de Polo de Bicicleta foi uma das entidades que ajudou a definir as regras adotadas internacionalmente.

Uma vez definidas as regras, logo surgiram campeonatos regionais e internacionais. Atualmente, os torneios mais importantes desse esporte incomum são: o Mundial de Polo de Bicicleta, o Campeonato Norte-americano, o Campeonato Europeu, o Campeonato de Austrália e Ásia, e o Campeonato da América do Sul.

Fonte: Discovery Esportes

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização