21 de fevereiro de 2024

Ingleses criam a primeira bike com quadro feito em impressora 3D

Bike 3D

Duas empresas britânicas associaram-se em um projeto que promete revolucionar a produção de quadros para bicicletas. A fabricante de bicicletas Empire Cycles associou-se a especialista em modelagem Renishaw para desenvolver e produzir o primeiro quadro de bicicleta inteiramente produzido em uma impressora 3D.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, o resultado é um quadro resistente e leve, que em produção industrial poderá diminuir custos de produção e consequentemente os preços finais.

O desenho da bicicleta é baseado no modelo MX-6 da Empire Cycles, porém com ligeiras modificações no formato dos tubos de forma aproveitas as vantagens da tecnologia.

O quadro de liga de titânio é impresso por pedaços que posteriormente são polidos e colados. Uma vez montado, cada quadro é submetido a um rigoroso teste de fadiga. Para se ter uma ideia da resistência do material, o o suporte da blocagem do canote do selim foi testado com carga 6 vezes acima da recomendada pelas normas técnicas europeias sem nenhum sinal de falha. O peso do triângulo dianteiro do quadro é de 1.440kg.

Até o presente momento não há previsão de produção e venda da bike. Em breve, mais notícias.

Bike 3D

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização