12 de junho de 2024

Rail 50, a mais polivalente das rodas de mountain bike da SRAM

SRAM Rail 50Existem vários fatores que podem ou não serem levados em consideração na escolha de um bom par de rodas: peso, rigidez lateral, durabilidade, tubeless ou não, aspecto estético, entre outros. E dentre todas as modalidades do mountain bike, o seguimento Trail / All-Mountain é provavelmente onde absolutamente todos esses fatores são considerados.

O Trail / All-Mountain exige rodas resistentes, capazes de aguentar muito mais abusos dos que as utilizadas no Cross-Country. Ao mesmo tempo, necessitam ser leves o suficiente para não serem um entrave no momento de pedalar nas subidas. Graças a estas exigências, as rodas deste seguimento são seguramente as mais polivalentes do universo do Mountain Bike, sendo utilizadas inclusive por ciclistas de Cross-Country com o peso acima da média e que teriam problemas com as levíssimas rodas para XC.

Construir um bom par de rodas assim demanda complexidade e desafios tecnológicos e a SRAM aceitou o desafio, lançando no mercado sua Rail 50.

A Rail 50 é disponibilizada nos três tamanhos de rodas MTB (26, 27.5 e 29 polegadas) e é compatível com quase todas as medidas de eixo, com exceção dos de 150mm e 157mm, utilizados em Downhill. Possui a largura interna do aro na medida de 23mm

As rodas possuem um visual muito bonito, onde a cor predominante preta combina com grafismos em tons de cinza, deixando-as com a aparência de caríssimas rodas de carbono.
Raios no formato achatado dão a ilusão de serem mais do que os 24 utilizados em cada roda. O aro possui perfil assimétrico, afim de distribuir melhor a tensão dos raios e resultando assim em uma roda mais estável.

A roda traseira utiliza cubo da DT Swiss, marca conhecida por fabricar componentes resistentes e de fácil manutenção – sem dúvida, uma excelente opção da SRAM.

Especificações

  • SRAM Rail 50Disponível nos tamanhos 26, 27.5 e 29 polegadas
  • Aro em liga de alumínio com perfil assimétrico Taper Core
  • Compatibilidade UST
  • compatível com cassetes de 8, 10 e 11 velocidades
  • Nipples em alumínio com contraporca em nylon
  • Raios achatados de dupla espessura em aço
  • Peso: 1.690g (26 polegadas), 1.750g (27.5″) e 1.830g (29″)
  • Preço: 1.072 dólares
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização