12 de junho de 2024

VelEau, um novo conceito em sistemas de hidratação

Atualmente, os ciclistas têm basicamente duas opções para o transporte de água potável durante suas pedaladas: Garrafas presas ao quadro ou mochilas de hidratação. Garrafas costumam dar conta do recado em pedaladas de pequena distância, principalmente se podemos parar para retirá-las com segurança – nem todo mundo tem a coordenação motora para retirar e colocar de volta uma garrafa no suporte enquanto pedala em terrenos irregulares.

VelEau

Além disso, a capacidade térmica das garrafas ou caramanholas é limitada, deixando nos dias quentes a água em seu interior mais capacitada a fazer um chá do que refrescar o ciclista de maneira eficiente.

Já as mochilas de hidratação podem ser desconfortáveis e pesadas, apesar de práticas.

O sistema de hidratação VelEau 42, da marca norte-americana Showers Pass, pretende solucionar o problema de maneira definitiva, através de um sistema de hidratação similar aos das mochilas de hidratação, mas que fica montado no canote do selim da bicicleta.

VelEauUm reservatório plástico de 1,24 litros é alojado no interior de uma bolsa de selim fixada no canote. Um longo tubo de poliuretano sai do fundo da bolsa e percorre o tubo superior da bicicleta até a base da mesa do guidão. Em sua extremidade, uma válvula acionada pela mordida do ciclista (similar as utilizadas em mochilas de hidratação) é mantida no lugar através de um cordão retrátil e um imã. Tudo que o ciclista tem que fazer é puxar a válvula para sua boca para beber água. Após a utilização, o cordão retrátil puxa a mangueira para sua posição de descanso automaticamente.

Um pequeno compartimento na bolsa do selim permite a armazenagem de pequenos objetos, como ferramentas, kits de reparo, câmaras de ar etc.

O sistema de hidratação Shower Pass VelEau 42 pode ser adquirido em lojas como a Amazon pelo preço de 80 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização