Gigante japonesa cria grupo de transmissão STePS, capaz de converter uma bike comum em elétrica
A julgar pelo seu ritmo de crescimento, não é surpresa que cada vez mais fabricantes de bicicletas e componentes invistam no seguimento das bicicletas do tipo e-bike/pedelec. A Shimano, marca líder na fabricação de componentes para bicicletas não poderia ficar de fora e anunciou o lançamento de um novo grupo, o STePS, que pode ser instalado em uma bicicleta comum, convertendo-a em uma e-bike. O grupo completo é composto por uma unidade de acionamento, transmissão, bateria, motor e um ciclocomputador exclusivo que informa ao ciclista dados como velocidade, carga da bateria, potência etc.Ao contrário de outros grupos da Shimano, que podem ser misturados entre si, o grupo STePS foi desenvolvido para funcionar como um único sistema. Isto significa que cada componente individual funciona integrado aos outros componentes. O novo sistema pedelec é acionado automaticamente quando o usuário começa a pedalar e desliga-se quando a velocidade de 25km/h é alcançada, por razões de segurança e legislação (esta é a velocidade máxima permitida nas ciclovias norte-americanas).
![Os botões localizados na manete direita controlam as luzes da bike, enquanto os da manete esquerda controlam os modos de condução](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/11/1276861700593-1v4ocoxxz6iqc-670-75-350x233.jpg)
A unidade propulsora do grupo Steps possui um design compacto e um peso de 3,1 kg, um dos mais leves do mercado, permitindo ao usuário um controle total sob todas as condições de pedaladas, de acordo com o fabricante. O STePS possui três tipos de modo de condução: Eco, Normal e High:
- No modo Eco, a autonomia pode chegar a 120km;
- No modo Normal, autonomia cai para 100km;
- No modo High, a autonomia é de 80km
É bom lembrar que para se levar esta autonomia em consideração, os testes foram realizados na velocidade de 23 km/h em pista de asfalto plana. Sendo assim, os resultados poderão variar em deciorrência de fatores como velocidade, vento, inclinação da subida/descida etc. Durante a pedalada, o ciclocomputador informa sobre o modo de condução, carga da bateria, velocidade atual, distância percorrida etc.
![O motor fica instalado no cubo dianteiro](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/11/1276861700617-esb5iskk0nc5-670-80-350x232.jpg)
A bateria, que pode ser instalada tanto no bagageiro traseiro quanto no down tube da bike, possui a capacidade de 418Wh e pode levar até 4 horas para ficar completamente recarregada.
Uma boa notícia é que o STePS pode ser integrdo ao câmbio/cubo traseiro Shimano Di2, o que trás algumas vantagens importantes. Primeiro, as engrenagens cubo Shimano Di2 diminuem a tensão da corrente, aumentando sua vida útil. Além disso, ao se utilizar as marchas reduz-se a potência do motor, aumentando sua autonomia.
Confira abaixo as especificações técnicas:
Unidade transmissora (DU-E6000) e pedivela (FC-E6000)
- Temperatura de trabalho: -10℃~+50℃ Temperatura de armazenagem: -20℃~+70℃
- Voltagem nominal: 36V
- Potência máxima : 500W
- Potência nominal: 250W (EPAC EN15194)
- Torque máximo: 50Nm
- Peso: < 3,100g (sem o pedivela)
- Pedivela: 44T & 38T
Controlador (SW-E6000)
- Posições: High, Normal, ECO e desligado)
- Acesso às informações do ciclocomputador
![O ciclocomputador SC-E6000 fornece todas as informações sobre velocidade, carga da bateria, etc.](https://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/11/computer-350x297.jpg)
Ciclocomputador (SC-E6000)
- Operado por botões localizados nas manetes
- Fácil leitura
- Sensores : Torque / Cadência / Marcha / Velocidade
Bateria (BT-E6000)
- Capacidade : 418Wh (36V, 11.6Ah)
- Tempo de recarga : 4 horas
- Possibilidade de instalação na parte traseira da bike ou no down tube
- Peso : 2,550g (Bateria) : 420g (suporte)
- Temperatura de trabalho : 0℃~+40℃ (carregando) : -10℃~+50℃ (operando)
- Vida útil : >1000 cargas
Corrente (CN-E6070/CN-E6090)
- Reforçada para utilização em e-bikes
- Mais eficiente, mais silenciosa
- Menor manutenção
- Para utilização em coroa única