12 de junho de 2024
Cláudio Clarindo se prepara para o Desafio 600K - Foto: Divulgação / Acervo pessoal

Ciclista pretende pedalar do Rio a São Paulo em menos de 24 horas

Cláudio Clarindo se prepara para o Desafio 600K - Foto: Divulgação / Acervo pessoal
Cláudio Clarindo se prepara para o Desafio 600K – Foto: Divulgação / Acervo pessoal

Com foco na preparação para a sua quinta participação na exaustiva Race Across America (RAAM), nos Estados Unidos, considerada a prova esportiva mais dura do planeta, o santista Claudio Clarindo, patrocinado pela Shimano, enfrentará um novo desafio no Brasil.

Nos dias 9 e 10 de novembro, ele pretende pedalar 600 km entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em menos de 24 horas. O Desafio RJ/SP 600K – 24h terá largada na Barra da Tijuca, passará por cidades como Angra dos Reis (RJ) e Caraguatatuba (SP), com chegada no Expo Center Norte, durante a Cycle Fair, maior feira de bicicletas da América Latina, entre os dias 7 e 10 de novembro.

O objetivo é promover a mobilidade urbana em cima de uma bike e também o ciclismo de longa distância, especialidade de Clarindo. “A ideia surgiu no intuito de argumentar o crescimento da utilização da bicicleta como meio de transporte e todos os seus benefícios, além do desafio em si, num trajeto nunca realizado nestes moldes e aproveitar para anunciar minha nova participação na RAAM”, comenta o atleta, oitavo colocado na edição 2012.

A Race Across America cruza os Estados Unidos, da costa oeste a leste, com nada menos do que 5 mil km de pedal ininterruptos. Clarindo já completou a disputa quatro vezes na categoria solo (individual). “Acredito que o ciclismo vem adquirindo uma nova forma no Brasil e o número de adeptos só vem aumentando a cada dia. Por isso, aceitei esse Desafio, buscando maior divulgação da bicicleta como meio de mobilidade urbana”, destaca.

“Também quero mostrar o esporte que pratico, um ciclismo voltado totalmente à superação. Orgulho-me de ser o único latino-americano com quatro participações conclusivas na categoria solo, sendo qualificado hoje entre os dez melhores do Mundo”, enfatiza o ciclista, que além da Shimano, tem os patrocínios de Garmin, Specialized, Oakley e Volvo Car, com apoio da FMA Notícias.

O Desafio RJ/SP 600K – 24h está sendo planejado e Clarindo terá grande suporte, contado com dois carros de apoio – especialmente preparados para esse tipo de evento. No percurso, serão obedecidas todas as normas e leis de trânsito estabelecidas à bicicleta, exemplificando, deste modo, a possibilidade de se trafegar nas estradas. “Não será nada fácil cumprir o Desafio no tempo previsto, mas acredito muito em minha equipe de apoio”, afirma o atleta.

O ciclista explica que o percurso será monitorado por GPS, o que permitirá o acompanhamento em tempo real na Cycle Fair, nos estandes dos patrocinadores do projeto. Um filme documentário será realizado, contando toda a história do Desafio RJ/SP 600k – 24h. “Será importante divulgar o ciclismo de ultra distância aqui no Brasil. Já levei o nome da minha cidade, Santos, para o Mundo, sendo o melhor da América Latina. Agora quero aproveitar esses resultados para motivar as pessoas a utilizarem cada vez mais a bicicleta no cotidiano”, relata. “Quero desenvolver inúmeras ações pelo País, demonstrando um ciclismo de raça, força e muita determinação”, completa Clarindo, já confirmado na RAAM 2014.

Para conhecer mais sobre Cláudio Clarindo, acesse o novo site do ciclista: www.clarindoteam.com e o Facebook: www.facebook.com/cclarindo.

Fonte: Esporte Alternativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização