21 de fevereiro de 2024

Como escolher corretamente um selim de bicicleta

Todo ciclista sabe que a escolha correta de um selim contribui para o conforto e desempenho na pedalada. Na verdade, o único modelo de selim que pode oferecer conforto total é aquele encontrado nos modelos de bike urbanas! Seu sistema de molas, aliado ao seu tamanho generoso, pode ser comparado facilmente à cadeira de balanço da vovó, mas não deve ser utilizado em mountain bikes. Se você insistir na ideia, chegará a conclusão que um selim grande e macio pode ser tremendamente desconfortável nas subidas, atrapalha perigosamente nas descidas e, de quebra, acrescenta uma peso considerável a sua bicicleta, algo que ninguém deseja.

O que pode ser feito então? Felizmente, os fabricantes de selins estão sempre preocupados em criar produtos que ofereçam o balanço perfeito entre performance e conforto. Isto significa projetar e produzir um selim de qualidade que não irá incomodá-lo, mesmo após um percurso de 50 km em trilhas.

Em sua busca pelo selim perfeito, você irá deparar-se com uma infinidade de argumentos dos fabricantes elogiando seus próprios modelos. Na verdade, a regra para se escolher um selim é clara: a largura entre os isquios (ossos que constituem a zona inferior do quadril e que apoiam o corpo quando estamos sentados) deve ser correspondente à largura do selim (veja foto abaixo). Devido ao fato de que cada ciclista possui uma anatomia distinta, a melhor maneira de verificar se o selim é confortável para você é testando-o.

As mulheres, que  possuem uma maior distância entre os isquios, necessitam de selins com largura maior em relação aos selins masculinos.

Posicionamento do isquio em relação ao selim
Posicionamento do isquio em relação ao selim

O nariz do selim também é importante, não só pelo conforto, mas também para auxiliar no controle da bike. Se o selim não estiver corretamente ajustado e seu nariz estiver muito alto, isto certamente irá causar problemas.

O posicionamento do nariz do selim está diretamente relacionado com o posicionamento do ciclista na bicicleta. Bicicletas voltadas para competições XC possuem uma postura mais agressiva, na qual o ciclista fica mais inclinado para a frente. O ideal neste caso é que o selim possua o nariz ligeiramente dobrado para baixo. Já em outras modalidades de mountain bike como o all mountain e o enduro, é recomendado um selim que tenha um comprimento menor e mais acolchoado na região no nariz.

Provavelmente você já viu nas lojas selins com uma abertura central. Tratam-se dos selins antiprostáticos, cuja grande vantagem é aliviar a pressão sobre a região do períneo, evitando assim a possibilidade de problemas na próstata, no caso dos homens, obviamente.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização