21 de fevereiro de 2024

Selins antiprostáticos são realmente eficazes?

selimpróstata é um pequeno órgão glandular no formato de castanha, situado entre os testículos, cujas funções no sistema reprodutor masculino são variadas. Com a idade, é muito frequente o surgimento de uma hiperplasia benigna de próstata, caracterizada pelo aumento benigno do órgão, que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Isto pode provocar o estreitamento da uretra e, consequentemente, dificuldade de micção. Outro problema frequente é a prostatite, que é a inflamação (infecciosa ou não) da próstata, cujas podem ser variadas. Não existem estudos conclusivos de que pedalar cause diretamente estes tipos de problemas, embora uma posição realmente incorreta sobre a bicicleta aumente os riscos de lesões, especialmente se durante a prática esportiva existir o pressionamento da região, diminuindo seu fluxo sanguíneo.

Nestas situações, a utilização de um selim que não exerça pressão sobre a região do períneo é recomendada. A verdade é que selins com abertura central podem contribuir para a redução da pressão na zona perineal. Quanto maior esta abertura, melhor. Por outro lado, é muito importante que o selim tenha largura suficiente para se conseguir um bom apoio dos ossos isquiáticos. Outra alternativa, menos indicada no caso do mountain bike, são os selins sem nariz, fabricados  pelas marcas ISM, Adamo e Duopower. O problema destes selins é que eles costumam ser desconfortáveis, já que colocam toda a pressão sobre os ossos isquiáticos.

O posicionamento do selim é muito importante na hora de reduzir a pressão perineal. Deve-se levar em consideração as seguintes situações que também aumentam a pressão sobre a região: selim muito alto, posicionamento do selim muito para trás, guidão muito baixo em relação ao selim e selim muito afastado. A melhor maneira de regular corretamente seu selim é com a ajuda de um bom profissional de bike fit.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização