12 de junho de 2024
Gustavo Ricardo em 2012 - Foto: Shimano / Divulgação

Astros do MTB confirmam presença na Shimano Fest 2013

Gustavo Ricardo em 2012 - Foto: Shimano / Divulgação
Gustavo Ricardo em 2012 – Foto: Shimano / Divulgação

Numa prova de mountain bike a emoção está incluída na disputa. Na modalidade short track (pista curta), a dinâmica torna-se muito maior, a competição fica ainda mais dramática e pode ser facilmente acompanhada pelo público. Assim se resume o Shimano Short Track, que terá no Brasil sua antepenúltima etapa, dentro da quarta edição do Shimano Fest 2013, nos dias 7 e 8 de setembro, na Fazenda ASW Off-Road Park, em Mogi das Cruzes. O Shimano Short Track já passou por Costa Rica, Equador, Panamá e Chile e terá a penúltima etapa na Argentina, em 19 e 20 de outubro. Os vencedores da elite masculina e feminina, da etapa brasileira, classificam-se para a final na Colômbia, em dezembro.

Entre os mountainbikers já confirmados para a etapa brasileira, oito são atletas Shimano, de três equipes: Lar Nossa Senhora, LM/Shimano e Soul Cycles. Do Lar, os irmãos Luiz Henrique Cocuzzi e Juliano Cocuzzi, além de Jaqueline Borba são nomes certos, enquanto na equipe LM/Shimano quatro riders compõe o time, Isabella Lacerda, Marcelo Cândido, Gustavo Ricardo e Rene Silva. Da Soul Cycles outros dois ciclistas estarão em Mogi das Cruzes, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt.

“Em 2011 fiquei em segundo lugar e no ano seguinte em terceiro. Para esta edição, meu objetivo mais uma vez é ficar novamente entre os primeiros. Como todo atleta que entra em uma competição, vou para buscar o título, porém com a consciência de que teremos outros atletas de bom nível”, conta Ricardo Pscheidt.

O circuito do Shimano Short Track é reduzido em relação às tradicionais competições de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico). Enquanto a prova da modalidade completa dura mais de uma hora e meia, no Short Track são 20 minutos fixos de prova, mais duas voltas, totalizando cerca de 25 a 30 minutos. Pelo tamanho reduzido do circuito, a visualização pelo público é facilitada.

“O Short Track é uma prova mais curta, ou seja, se destaca pela explosão dos atletas. A prova inteira dá quase o tempo de apenas uma volta do Mountain Bike Cross Country. É dinâmica e atrativa, pois facilita o público a acompanhar e torcer”, opina Isabella Lacerda. “É uma prova bacana de se disputar porque atrai um grande público, uma vez que o Shimano Fest reúne várias tribos do ciclismo, além do pessoal da pesca. Dá para a família inteira se divertir, com atrações para pais e filhos”, completa a ciclista.

Na edição de 2012, Henrique Avancini foi o campeão na elite masculina. Rubens Valeriano ficou em segundo e Ricardo Pscheidt, em terceiro. Na prova feminina, o título ficou com Érika Gramascelli, seguida por Roberta Stopa e Isabella Lacerda. Por fim, na categoria junior, Nicolas Gutierrez levou o primeiro lugar. Completaram o pódio, Rene Silva e Gustavo Moreno.

As classificatórias serão no sábado (7), das 13h às 14h30. No domingo (8), a final junior será realizada às 12h e a decisão feminina está programada para 12h30. A categoria masculina encerra o campeonato às 13h.

Além do Shimano Short Track, outras competições serão realizadas no evento. Na bike, destaques para o Zee Short DH, competição de Downhill, com classificatórias no sábado e finais no domingo, e também para o Shimaninho, uma competição recreativa entre os ciclistas mirins. Na pesca, o Shimano Fest terá competições de arremessos para os adultos, bem como escolinha de pesca para as crianças e iniciantes, com brindes para incentivar a prática do esporte.

Atletas Shimano no Campeonato Mundial – Quatro dos nove atletas Shimano confirmados para a disputa da etapa brasileira do Shimano Short Track, que faz parte da programação da quarta edição do Shimano Fest, estão na África do Sul, para a disputa do Campeonato Mundial UCI de mountain bike. Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, ambos da Soul Cycles, Isabella Lacerda, da LM/Shimano, e Luiz Henrique Cocuzzi, do Lar Nossa Senhora, representam o Brasil na competição internacional que começa nesta segunda-feira (26) e segue até 1º de setembro, na cidade de Pietermaritzburg.

Raiza Goulão e Luiz Henrique Cocuzzi competem na sexta-feira (30), nas provas sub-23. No sábado (31), será vez de Isabella Lacerda e Ricardo Pischeidt representarem o Brasil. Ambos disputam o Mundial UCI na categoria elite.

Fonte: Esporte Alternativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização