Evento reuniu 400 competidores neste domingo em Lausanne. Evento chegou à 21ª edição celebrando a cultura e os valores de mensageiros
Os obstáculos das ruas de Lausanne, na Suíça, não foram a única dificuldade enfrentada pelos participantes de uma competição ciclística neste domingo (3). Eles tiveram de carregar um peso extra considerável nas costas durante a prova, a versão 2013 Cycle Messenger World Championships (CMWC).
Os inscritos – 400 ao todo e vindos de 40 países, segundo a agência France Presse – fazem as vezes de “atletas mensageiros”, conforme sugere o próprio nome do evento. O CMWC chegou à 21ª edição e, em seu site oficial, descreve-se como “a competição definitiva para ciclistas urbanos”.
O texto brinca que o campeonato reúne, anualmente, “os mais fortes, rápidos e espertos mensageiros”, para verificar “quem é o melhor na corrida que testa seus limites físicos e mentais”.
A entidade responsável é a International Federation of Bike Messengers an Associations (IFBMA). “As competições acontecem num circuito urbano completamente fechado para o trânsito e os participantes estão cobertos por seguros individuais”, explica o material de divulgação.
“Este não é apenas um grande campeonato esportivo internacional, mas também uma oportunidade para celebrar a cultura, os valores e o senso de comunidade dos ciclistas mensageiros, que têm uma grande influência na cultura moderna.”
No CMWC 2013, o vencedor da principal disputa entre os homens foi Austin Horse, de Nova York. O pódio se completou com o suíço Jonas Vuille, em segundo, e o Alemão Johannes Killisperger, em terceiro. Entre as mulheres, Joséphine Reitzel levou pela terceira vez o título. Anja Rilke, da Bélgica, foi vice, e Lisa Schroeter, da Suíça, a terceira.
Fonte: G1