16 de junho de 2024

Ciclista realiza viagem de bike pela América do Sul a partir de agosto

Foto: Onde Pedalar
Foto: Onde Pedalar

Projeto Giramérica percorrerá durante um ano 13 mil quilômetros

A ciclista Taubateana Carolina Emboava, 31 anos, realiza a partir de agosto uma viagem solo de bicicleta pela América Latina. Carol, como é conhecida, iniciou os planejamentos da viagem no segundo semestre do ano passado e a partir do dia 4 de agosto começa a percorrer, a partir da cidade de Curitiba, cidades do sul do Brasil e de mais cinco países.

O Projeto Giramérica nasceu de um sonho de Carol, percorrer 13 mil quilômetros de estradas conhecendo um pouco mais da cultura dos países vizinhos em férias programadas de um ano. A viagem começa em Curitiba de lá, Carol planeja seguir viagem até o sul do país pelo litoral até a cidade de Colonia Del Sacramento, no Uruguai e subir a América Latina pela Argentina.

Carol planeja também passar por cidades como Mar Del Plata, Ushuaia e pedalar pela Carretera Austral. Cuzco e Machu Picchu no Peru também estão no roteiro da cicloturista.

“O projeto Giramérica é mais que uma viagem ou um evento esportivo, é um sonho que está se tornando realidade. Mesmo planejando cada cidade, cada trecho que irei pedalar, se no meio do caminho aparecer uma cidade incrível que valha a pena desviar alguns quilômetros, sem dúvida irei até lá. O fato de conhecer pessoas e lugares somente com a força do meu corpo, com a liberdade que a bicicleta proporciona é encantador” diz Carol.

Carol Emboava tem paixão por aventura, formada em Educação Física realizou em 2004 sua primeira cicloviagem, partindo da cidade de Pindamonhangaba até o litoral de São Sebastião. Mas um problema no joelho a obrigou a encerrar a viagem na metade do caminho e por recomendações médicas se distanciar do ciclismo. Longe da bicicleta Carol descobriu a paixão pelo montanhismo.

“Ainda quero subir as 10 maiores montanhas do Brasil, faltam apenas duas para atingir este objetivo e o cume” reforça Carol com o sorriso no rosto. Carol tem ainda um site de culinária outdoor, onde divulga receitas preparadas em suas viagens de montanha com dicas para viajantes, mochileiros e campistas.

Durante a sua cicloviagem pela América, Carol Emboava pretende unir duas paixões: pedalar e cozinhar. “Quero interagir da forma mais próxima possível das pessoas, vivenciando e fazendo parte do seu dia-a-dia, sendo apresentada para sua cultura e culinária local”.

Fonte: Diário de Taubaté

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização