19 de junho de 2024

Gobi XM Highlighter, o selim leve e robusto da Fi’zi:k

Gobi_XM_black_orangeAproveitando o lançamento da nova série Highlighter, onde encontramos os selins mais populares da Fi’zi:k com acabamento “flúor” (ou brilhante) resolvemos testar um modelo de série Gobi XM. O Gobi é um dos modelos que está há mais tempo no catálogo da marca italiana, e desde seu lançamento, teve muito pouco de seu layout original alterado. Esta nova série Highlighter visualmente agrada bastante, já que dá um toque moderno a qualquer bicicleta.

O Gobi é um selim voltado para todo tipo de usuários, praticantes do XC até o enduro. Trata-se de um modelo bastante polivalente e de aspecto robusto. Esta polivalência é devida as suas consideráveis dimensões (300x134mm), seu forro bastante plano, confeccionado em microfibra e seus trilhos em titânio. Como se vê, o Gobi não é um selim pensado nem para os ‘vigilantes do peso’ e nem para aqueles que buscam um selim minimalista. Seu público-alvo são os ciclistas mais robustos (para não dizer os mais ‘bundudos’) que utilizam o selim em situações de trilha pesada. Durante o teste, maltratamos bastante o selim e podemos assegurar uma coisa: ele é muito resistente! (não seria a primeira vez que quebro um selim em seus trilhos ou em sua ponta).

Gobi_XM_black_greenTestando – Em minha opinião, o melhor deste selim são justamente suas amplas dimensões, se comparados a modelos de outras marcas. Ele não é particularmente grande, porém sua longitude permite ir variando de postura durante a pedalada em função do terreno em que transitamos: subidas, descidas, asfalto, singletracks etc. Isto em uma bicicleta mountain bike é um grande ponto a favor, especialmente se a sua bike for uma hardtail (com amortecedor apenas no garfo).

Em uma primeira impressão, o Gobi parece bastante duro ao tato, pois o forro do mesmo não é macio. Isto faz com que precisemos pedalar com ele umas duas ou três vezes até habituarmos com ele. Uma vez superado este ‘batismo’, começamos a acha-lo confortável, uma vez que quem faz o maior trabalho de amortecimento do selim não é seu forro ou enchimento, mas sim o próprio corpo do selim que é flexível. Sua superfície é estreita e muito plana, com uma curvatura para cima em sua parte traseira.

Como já ocorre em todos os modelos de série da Fizik quer já utilizamos, o sistema Wing-Flex (que promove uma ligeira flexibilidade nos flancos do selim) está presente. O formato do selim permite uma livre movimentação das pernas, que em momento algum atrapalhou o movimento das pernas.

Para quem é recomendado:

  • Ideal para ciclistas grandes (acima de 1,78cm) e/ou pesados que queiram um selim confortável e confiável sem abrir mão da leveza dos componentes da bicicleta.

Pontos a favor

  • Dimensões
  • Resistência
  • Versatilidade

Pontos negativos

  • Necessita algum tempo de adaptação por parte do ciclista
  • Preço

Ficha Técnica:

Carcaça: Nylon com reforço de carbono
Forro: Microtex
Comprimento: 300mm
Largura: 134mm
Trilhos: Titânio (K:ium)
Cores: negro com laterais verde flúor, laranja, negro ou branco
Peso: 250g

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização