23 de junho de 2024

Curitiba sediará 3ª edição do Fórum Mundial da Bicicleta

A Edição anterior do Fórum foi realizada na cidade de Porto Alegre, RS
A Edição anterior do Fórum foi realizada na cidade de Porto Alegre, RS

Reunir pessoas para celebrar a bicicleta como símbolo de um mundo melhor. Esse é o objetivo do Fórum Mundial da Bicicleta, que realizará de 13 a 16 de fevereiro de 2014 sua 3ª edição. Diferentemente dos anos anteriores, em que ocorreu em Porto Alegre, o fórum será sediado em Curitiba, capital do Paraná.

A decisão de realizar o evento em Curitiba surgiu durante uma discussão em uma assembleia feita na última edição do evento. Entre os motivos, está a questão de que a situação precária para os ciclistas não é somente em Porto Alegre, mas em muitas outras cidades. O coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) e um dos organizadores do evento, Jorge Brand, acrescenta ainda que, como o fórum é mundial, os participantes concluíram que ele deveria ser realizado em cidades diferentes. “Queremos que ele se torne um exemplo itinerante no Brasil”, diz.

O modelo será semelhante ao dos fóruns anteriores, com atividades gratuitas que discutem — entre outros temas — o uso da bicicleta para o esporte, o transporte e o seu papel na mobilidade urbana. Segundo Brand, ele será composto por painéis, palestras, oficinas, workshops e outros encontros. “A programação ainda está sendo construída. Para isso, estamos realizando reuniões presenciais a cada 15 dias”, explica.

Com o slogan “A Cidade em Equilíbrio”, os participantes querem realizar um evento não só para os ciclistas, mas para toda a cidade. Eles pretendem provocar, assim, questões como a ausência de estrutura, tanto para as bikes quanto para os próprios pedestres. Tudo isso, claro, sem afastar o objetivo principal: a bicicleta como um meio de transformação.

Surgimento do Fórum Mundial da Bicicleta – A realização da 1ª edição do fórum, em 2012, partiu de uma iniciativa de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta como esporte e lazer. A data escolhida marca um ano do atropelamento coletivo dos ciclistas da Massa Crítica, que ocorreu dia 25 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre.

Fonte: Zero Hora

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização