21 de fevereiro de 2024

Comparativo Garmin: Qual o melhor modelo para suas trilhas?

 

Os aparelhos GPS (Sistemas de posicionamento global) são pequenos receptores de satélite que podem apontar a sua localização e, em algumas ocasiões a sua elevação, em qualquer lugar da Terra. O uso GPS em carros já tornou-se comum, mas agora eles também estão começando a ser usados por praticantes de ciclismo. Esses dispositivos podem ser acoplados no guidão, dentro do seu casaco ou ainda ser usado como um relógio.

Os GPS para ciclismo são úteis tanto como uma ferramenta de localização como para treinamento. Ou seja, eles podem ajudá-lo a encontrar o seu caminho de volta, mas também ajudam o ciclista a cronometrar o tempo, média de velocidade, altura de uma subida, entre outras informações.

No Brasil, a marca de dispositivos GPS mais conhecida é a Garmin, que possui uma linha de aparelhos voltados para utilização esportiva e mais precisamente, no ciclismo mountain bike. Entre estes, destacamos cinco modelos:

Oregon 550

Oregon 550

Modelo topo de linha da série Oregon, este aparelho possui a robustez necessária para os possíveis trancos e tombos do mundo do mountain bike. Possui tela touchscreen colorida de 3,8 x 6,3 cm, em uma resolução de 240 x 400 pixels. Utiliza como energia duas pilhas do tipo AA, que podem ser alcalinas ou recarregáveis. isto pode fazer uma imensa diferença em relação ao aparelho GPS com bateria embutida que não pode ser trocada.

O Oregon 550 possui câmara digital de 3,2 megapíxeis, com foco automático e zoom digital 4x. Nada demais nos dias de hoje, mas quebra um galhão, ainda mais levando-se em consideração que o Oregon, – ao contrário daquela sua câmera caríssima, – é resistente à água! Possui bússola eletrônica de 3 eixos, que mostra a direção correta mesmo quando se está parado ou em inclinação. Seu altímetro barométrico controla com precisão a altitude. O aparelho suporta o carregamento de mapas (que podem ser baixados no Projeto Tracksource), além do interessantíssimo recurso Bird’s Eye, que permite a sobreposição do tracklog com imagens de satélite em sua tela.

O Oregon é compatível com os sensores de ritmo cardíaco e de velocidade/cadência da Garmin (vendidos separadamente).

eTrex 30

eTrex 30

A linha eTrex da Garmin é a mais popular entre os dispositivos para utilização outdoor, aliando baixo custo com facilidade de operação, além de resistência e durabilidade.

O eTrex 30 possui um visor de 3,5 x 4,4 cm, que permite legibilidade mesmo sob a luz solar. Durável e à prova d’água, o eTrex 30 foi projetado para resistir aos elementos. Possui uma interface atualizada e se mantém resistente contra os elementos – seja poeira, sujeira, umidade ou água, nenhum desses é páreo para esse célebre navegador.

O eTrex 30 é o primeiro tipo de receptor para consumidores da história que tem a capacidade de rastrear satélites GPS e GLONASS simultaneamente. GLONASS é um sistema desenvolvido pela Federação Russa e estará em funcionamento total em 2012. Ao usar satélites GLONASS, o tempo que se leva para o receptor “capturar” uma posição é (em média) aproximadamente 20% mais rápido que usar um GPS. Ao usar ambos (GPS e GLONASS), o receptor tem a capacidade de capturar 24 satélites a mais que usar somente o GPS.

O eTrex 30 pode carregar mapas externos e é compatível com o recurso Bird’s Eye.

GPSMap 62sc

GPSMap 62sc

Se você está procurando um aparelho robusto a toda prova, com praticamente todos os recursos de um aparelho topo de linha, este é o modelo feito para você.

O navegador portátil GPSMap 62sc inclui bússola com compensação de inclinação de 3 eixos, altímetro barométrico, uma câmara de 5 megapíxeis com foco automático e navegação fotográfica, suporte para mapas personalizados e imagens de satélite BirdsEye (é necessária assinatura de anuidade).

Robusto e à prova de água, o GPSMap 62sc utiliza uma antena quad helix para uma recepção incomparável, possui uma ligação USB de alta velocidade e liga-se sem fios aos navegadores portáteis Garmin compatíveis. Suporta o carregamento de mapas (que podem ser baixados no Projeto Tracksource).

Edge 500

Edge 500

Voltado especificamente para o ciclismo, o Edge 500 é um ciclocomputador baseado em plataforma GPS, para ciclistas focados no desempenho. Enquanto você pedala, o Edge 500 mede a velocidade, a distância, o tempo, as calorias queimadas, a altitude, as subidas e as descidas, e também grava esses dados, para que você possa visualizá-los. Para obter dados de subida e descida ainda mais precisos, o Edge 500 também incorpora um altímetro barométrico para detectar mudanças de elevação. Além disso, é compatível com os sensores de ritmo cardíaco e de velocidade/cadência da Garmin (vendidos separadamente). Sua tela monocromática de 3,0 x 3,7 cm dá conta do recado, apesar de alguma sensação “claustrofóbica”.

O diferencial do Edge 500 aqui é que ele não permite o carregamento de mapas, ou seja, ele apenas grava a trilha percorrida. Para visualizá-la em um mapa, o usuário deverá exportar o arquivo tracklog para seu computador e abrí-lo em um softwares como o Garmin BaseCamp ou o TrackMaker.

Edge 800

Edge 800

O Garmin Edge 800 foi o primeiro ciclocomputador baseado em GPS a possuir tela sensível ao toque. Proporcionando navegação e monitoramento de desempenho, o aparelho é ideal para passeios, viagens, ciclismo competitivo e mountain biking. Possui capacidade de armazenamento de mapas, mostradas em sua tela de 3.6 x 5.5 cm.

O Edge 800 rastreia dados de seu percurso e permite que você personalize até três páginas de treinamento para que possa consultar os dados que quiser. O altímetro barométrico fornece dados de subida e descida altamente precisos e registra mudanças na temperatura.

Se você é um ciclista de desempenho, pode unir o Edge 800 a um medidor de potência de terceiros habilitado para ANT+ para exibir a capacidade de movimento em watts enquanto pedala. Esses importantes dados mostram o esforço feito, independentemente das condições que afetam o percurso, para que você possa treinar de forma inteligente. O  Edge 800 vem com sensor de velocidade/cadência, além de monitor de freqüência cardíaca.

Oregon 550
Oregon 550
eTrex 30
eTrex 30
GPSMap 62sc
GPSMap 62sc
Edge 500
Edge 500
Edge 800
Edge 800
Dimensões (em cm) 5,8 x 11,4 x 3,5 5,4 x 10,3 x 3,3 6,1 x 16,0 x 3,6 4,8 x 6,9 x 2,2 5,1 x 9,3 x 2,5
Visor (em cm) 3,8 x 6,3 3,5 x 4,4 4,1 x 5,6 3,0 x 3,7 3.6 x 5.5
Resolução (em pixels) 240 x 400 176 x 220 160 x 240 128 x 160 160 x 240
Touchscreen Sim Não Não Não Sim
Tela colorida Sim Sim Sim Não Sim
Peso 192,7 g 141,7 g 262,1 g 56,7 g 98,0 g
Bateria 2 pilhas AA 2 pilhas AA 2 pilhas AA Li-io Li-io
Duração 16 horas 25 horas 16 horas Até 18 horas Até 15 horas
Mapa base Sim Sim Sim Não Sim
Incl. de mapas Sim Sim Sim Não Sim
Memória interna 850 MB 1,7 GB 3,5 GB N/D 100 MB
Cartão de dados Sim (Micro SD) Sim (Micro SD) Sim (Micro SD) Não Sim (Micro SD)
Rotas 200 200 200 0 Ilimitado*
Alt. barométrico Sim Sim Sim Sim Sim
Câmera Sim (3,2MP) Não Sim (5MP) Não Não
Sens. Cadência Sim Não Não Sim Sim
Monit. Cardíaco Sim Não Não Sim Sim
Byrd’s Eye Sim Sim Sim Não Sim

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização