11 de fevereiro de 2026
UCI Gravel World Series Brazil
Foto: Rodrigo Philipps

UCI Gravel World Series Brazil confirma destaques internacionais

Etapa em Camboriú (SC) terá Gran Fondo, Medio Fondo e prova de XCM com inscrições abertas até 2 de março

Faltam menos de 20 dias para o fim das inscrições da segunda edição da UCI Gravel World Series Brazil. A prova será realizada no dia 8 de março, em Camboriú (SC), e classifica para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, em outubro, na Austrália.

As inscrições vão até o dia 2 de março e devem ser feitas pelo link oficial do evento.

UCI Gravel World Series Brazil
Foto: Rodrigo Philipps

A concentração da largada será no campus do Instituto Federal Catarinense, na Rua Joaquim Garcia S/N, no centro de Camboriú.

A Riders Sports, organizadora do evento, preparou dois percursos: o Gran Fondo e o Medio Fondo. Com largada às 7 horas, os inscritos no percurso maior terão um percurso de 115 km, com 2 mil metros de altimetria acumulada. Já o pelotão do percurso menor terá pela frente 70 km, com 900 metros de altimetria.

As etapas da UCI Gravel World Series podem ser disputadas com qualquer tipo de bicicleta (exceto as motorizadas e as de contrarrelógio/TT), e a prova é aberta a ciclistas federados e não federados.

Destaques internacionais – O start list da edição 2026 começa a tomar forma. A britânica Madeleine “Maddy” Nutt, campeã do ano passado, já confirmou presença, e a canadense Sarah Diekmeyer fará sua estreia na etapa brasileira.

UCI Gravel World Series Brazil
Foto: Rodrigo Philipps

Outra presença importante em Camboriú será a do belga Erwin Vervecken, diretor global dos eventos UCI World Series de Gravel, Gran Fondo e Ciclocross, que virá pela primeira vez à América do Sul. Vervecken acompanhará de perto o trabalho da organização e também disputará a corrida.

Maratona com desconto – Para atender ao grande público praticante do mountain bike, a organização anunciou a realização de uma prova de maratona de mountain bike, com duas opções de distância: a XCM, com 70 km, e a Social Ride, com 38 km.

As inscrições custam metade do valor da prova UCI e não incluem o kit do atleta.

“Tivemos muitos pedidos de mountain bikers que queriam participar do evento e abrimos a categoria XCM para esse público. Assim, todos poderão desfrutar da estrutura e curtir o evento internacional. A disputa começa logo após as largadas da UCI Gravel”, explica Salvadori.

Acesso fácil e hospedagem para todos – Balneário Camboriú (litoral) e Camboriú (interior) são cidades distintas, separadas desde 1964 e cortadas pela rodovia BR-101. Ambas são de fácil acesso por diferentes meios de transporte.

Camboriú está a 617 km de São Paulo, a 520 km de Porto Alegre e a 220 km de Curitiba, com acesso por rodovias duplicadas de ótima qualidade, além de rotas de ônibus interestaduais para as principais cidades brasileiras.

Por via aérea, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes. O aeroporto de Florianópolis, a 85 km, também é uma boa opção.

Salvadori lembra que Balneário Camboriú oferece opções de hospedagem para todos os perfis, de hospedarias, pousadas e hostels econômicos a hotéis de diversas categorias, além de ampla oferta de imóveis no Airbnb.

Eventos da Riders Sport em 2026

  • 8 de março – UCI Gravel World Series Brazil – Camboriú (SC)
  • 9 de agosto – UCI Gravel World Series – Medellín (Colômbia)
  • 6 de setembro – UCI Gravel World Series Chile – Santiago
  • 4 de outubro – UCI Gran Fondo World Series Chile – Santiago
  • 8 de novembro – UCI Gran Fondo World Series Brazil – Timbó (SC)
  • 29 de novembro – UCI Gran Fondo World Series Colômbia – Bogotá
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização