3 de fevereiro de 2026
Raiza Goulão
Foto: Joaquín Molina / Divulgação

Raiza Goulão relata início de temporada em Valdivia, no Chile

Atleta brasileira inicia ano com dobradinha de duas provas seguidas em quatro dias, no Valdivia Bike Fest

Começando a temporada em Valdivia, no Chile, com uma dobradinha de duas provas seguidas em quatro dias, no Valdivia Bike Fest. A primeira prova era Classe 1 no Cross-Country Olímpico e a segunda era HC (Hors Class) no XCO, por ter classificação de Continental Series.

Eu gosto muito de começar a temporada no Chile, porque é sempre bom competir aqui já que temos a garantia de prova com nível forte de atleta. Este ano tivemos a presença da Haley Batten, norte-americana que é atual medalha de prata nos Jogos Olímpicos, tendo ela obtido este resultado em 2024 em Paris. Ela abrilhantou e subiu muito o nível das disputas.

Acredito que ter quatro corridas em quatro dias consecutivos é algo muito desgastante para nós ciclistas, porque raramente temos esse tipo de programação no XC – Cross-Country.

Além dos pontos importantes que somei, 46 na rodada 1 e outros 86 na rodada 2, totalizando assim 132 pontos em 180 possíveis, foram bons testes para entender o início da temporada e ver como estou preparada para o que vem pela frente.

Raiza Goulão
Foto: Joaquín Molina / Divulgação

Fiquei muito contente com a minha entrega e com o meu equipamento. Competi em uma pista que eu já conhecia, em que no ano passado eu vim para cá competir direto de atividades que tive junto à Aeronáutica.

Se ano passado tivemos chuva e barro, desta vez o primeiro dia de XCO a pista estava úmida e com grip bom, mas que gerava certa precaução por estar escorregaria. Já no segundo XCO, a pista estava perfeita e se tornou bem mais veloz, o que fez a organização aumentar uma volta a mais para nossa disputa.

Contente após quatro dias de provas e quatro segundas colocações, resultados sólidos e constantes, com a sensação de que meu corpo está respondendo muito bem aos estímulos.

Feliz de começar a temporada bem no Chile, junto com minha equipe, a Squadra Oggi. Tenho também que agradecer a presença da Roberta Stopa, que veio comigo para dar todo o suporte como estafe para mim pela equipe. Ter alguém me dando suporte fez toda a diferença Neste ano de 2026, aqui nesta prova, tive apenas que me focar na entrega.

Agora, de volta para casa, ajustando os treinos e descansando brevemente, porque já no final de fevereiro começa uma grande sequência de provas, que se estende até o mês de abril. Será um bom tempo longe de casa, então tenho três semanas para recarregar as energias e aproveitar para me conectar comigo neste período.

Além de todo apoio que tenho da minha equipe Squadra Oggi, a qual eu faço parte desde 2021, ou seja, pela sexta temporada consecutiva, gostaria de agradecer também a SEEL de Goiás (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), por todo o apoio que estão me dando na busca de atingir os meus objetivos de médio e longo prazo.

Sobre a autora

Raiza Goulão Henrique é ciclista olímpica brasileira especializada no Mountain Bike. Campeã pan-americana de MTB, é Tetra campeã Brasileira de Mountain Bike XCO e bicampeã da Brasil Ride, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização