Atualização de app da marca permite marcar e-Bikes e baterias roubadas, invalidando sua revenda e facilitando a identificação por compradores, distribuidores e autoridades
O fabricante de motores e baterias Bosch anunciou uma nova atualização de seu app de configuração que adiciona um novo recurso cujo objetivo é reduzir drasticamente o mercado de revenda de e-bikes roubadas. A atualização, que será disponibilizada no fim de janeiro no aplicativo eBike Flow, foi apresentada durante a abertura da Consumer Electronics Show (CES), maior feira anual de eletrônicos de consumo do mundo, que está acontecendo em Las Vegas.Identificação e bloqueio – A partir do novo recurso, usuários poderão marcar sua e-Bike ou bateria como roubada diretamente no aplicativo da Bosch. Uma vez ativada, a bicicleta fica identificada mundialmente como tal, alertando compradores, lojistas e autoridades.
Este alerta inclui os números de série dos componentes afetados e bloqueia de forma definitiva a conexão com o aplicativo. Na prática, isto implica que o motor e a bateria da e-bike não poderá receber mais qualquer tipo de atualização nem permitir ajustes personalizados nos modos de condução.

Além disso, as lojas e revendas receberão também uma notificação automática ao conectar a bicicleta à ferramenta de diagnóstico Bosch Diagnostic Tool, dificultando ainda mais sua reutilização ou venda.
De acordo com a Bosch, a nova função utiliza dados disponibilizados durante a abertura do cadastro inicial do usuário do app, que vincula de forma inequívoca os números de série do motor e da bateria a ao perfil do legítimo proprietário. Ao marcar um componente como roubado, a informação será armazenada de forma centralizada e acessível a partir de todos os serviços digitais da Bosch eBike Systems.

A eliminação da marcação ‘Bicicleta Roubada’ só poderá ser realizada através do perfil do usuário registrado, o que reforça a segurança do sistema e aumenta as possibilidades de recuperação da bike.
Controle de frotas e uso profissional – Além do novo recurso, a Bosch anunciou também a ampliação de sua rede de soluções corporativas, que inclui serviços para usuários comerciais, e-Bike sharing, aluguel e frotas corporativas. Entre as novidades destaca-se a possibilidade de desativar remotamente a assistência do motor mediante o serviço Bosch Connect Module, uma função de suma importância em casos de uso indevido ou não devolução.
O serviço, disponível por assinatura, permite o acesso remoto a dados em tempo real da frota, como localização em tempo real via GPS, estado da bateria, autonomia estimada, intervalos de serviço, necessidades de manutenção e estatísticas de uso.
Segundo o fabricante alemão, estas ferramentas facilitam a integração com sistemas de gestão de frotas e respondem ao crescimento do mercado profissional de bicicletas eletricamente assistidas.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta