
Em uma arena especialmente montada para o evento, os primeiros a largar foram os participantes do Passeio de Bike, para um percurso de 10 km dentro do parque. Depois veio a Caminhada de 4 km, com os pets marcando presença. Na sequência, a Corrida Infantil, com diferentes faixas etárias e até 400 metros de distância, de acordo com a idade.

“Foi a minha namorada quem falou do Festival Vamos Passear para mim. Ela acabou não podendo comparecer, mas eu vim assim mesmo e gostei muito”, afirmou Alexandre Melo, que participou do Passeio de Bike.

Se Melo foi pela primeira vez, Rosilda Ferreira da Cunha esteve novamente no evento em que adora participar. “Venho nas edições do Vamos Passear há vários anos, seja sozinha ou com minhas amigas do grupo de corrida feminino ‘Elas Vão de Tênis’. Sempre que posso participo de iniciativas como esta, de promover o esporte como fator de qualidade de vida”, disse.

Atividades gratuitas – Quem estava no parque, de crianças a idosos, pode participar ainda de diversas atividades gratuitas. Esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, com torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanharam as ações.

A arena contou também com Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças, Espaço Saúde, com serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. E quem esteve por lá pode conferir a área de alimentação, com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.
Evento inclusivo – Camila Rodrigues de Lima esteve com suas duas filhas, Isabela, de 4 anos, e Marina, de 6 anos. “É a primeira vez que elas participam do Festival Vamos Passear. Nossa meta para este ano é levar as crianças ao máximo de eventos como este. Simplesmente adoraram!”, garantiu. Ela destacou o aspecto inclusivo do evento. “Minha filha menor, a Isabela é autista, e normalmente bastante sensível a barulho e aglomerações. Mas, na corrida, se sentiu bastante confortável. Trata-se de uma forma muito legal de incluí-la na sociedade por meio da prática do esporte. A gente que é mãe atípica sabe bem como é difícil encontrar eventos como este por aqui. A organização está de parabéns”, completou.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados. Entre os participantes estavam também representantes da APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade.
Lazer e diversão, com sustentabilidade – No Espaço Sustentabilidade, foram sendo recolhidos os resíduos já durante a etapa, separados para reciclagem ou compostagem. O Festival Vamos Passear conta com ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade: resíduo zero, reaproveitamento de lonas e doação de areia. A areia utilizada nas quadras é doada a comunidades para construção de espaços de lazer e as lonas das arenas serão reaproveitadas por ONGs na confecção de bolsas, mochilas e outros itens.
No total serão oito etapas pelo Brasil e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025. O evento já passou por Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP) e, agora, Brasília, seguindo ainda para Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Etapas 2025
- 08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
- 15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
- 22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
- 29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
- 20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
- 27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
- 10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
- 31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo