16 de julho de 2024
Buffalo Utility S2
Buffalo Utility S2

Bicicleta de baixa manutenção inova com transmissão de duas correntes

Fruto de parceria entre a Sram, a Trek, a Giant e a Karasawa, bicicleta Buffalo Utility S2 será doada a populações carentes pela ONG World Bicycle Relief

Uma parceria entre gigantes do mundo da bike acaba de gerar um novo modelo de bicicleta utilitária projetada para resistir às piores condições de trabalho a um custo de manutenção mínimo.

Buffalo Utility S2

Desenvolvida em uma parceria inédita entre a Sram, a Trek, a Giant e a Karasawa, a bicicleta Buffalo Utility S2 foi idealizada pela organização não governamental World Bicycle Relief, para ser utilizada como instrumento de transporte e ferramenta de trabalho para populações carentes em países subdesenvolvidos. Para garantir sua usabilidade em condições frequentemente adversas, a bike conta com uma série soluções pensadas na durabilidade e baixa manutenção.

Uma das soluções encontradas foi um inovador sistema de transmissão de duas marchas que utiliza duas correntes, cada qual conectada a uma coroa diferente. Para trocar de marchas, basta pedalar para trás por um quarto de volta, para que a relação seja alterada. Neste curioso sistema de transmissão, o pedivela abriga duas coroas, uma de 45 e outra de 27 dentes, enquanto que a roda livre dupla utiliza duas engrenagens, uma de 19 e 18 dentes.

Buffalo Utility S2

De acordo com seus desenvolvedores, a nova transmissão amplia em muito a vida útil das correntes, já que não há atrito causado pelo descarrilamento do câmbio. Além disso, como cada corrente é dedicada a uma relação específica, o sistema é menos sensível ao seu desgaste, mantendo a eficiência na troca de marchas mesmo sob as piores condições de uso.

Robustez a toda prova – Além da inovadora transmissão, a Buffalo Utility S2 conta com um chassis tubular reforçado de aço carbono, capaz de aguentar uma carga de até 100kg. Tanto o selim quanto os pedais são reforçados e a bike conta com pneus da marca Kenda, resistente a furos e projetados especialmente para a Buffalo Utility S2, montados em rodas com aros reforçados de alumínio.

Buffalo Utility S2

A Buffalo Utility S2 conta ainda com estande dupla que proporciona uma base estável durante a carga e descarga da bike e freios de pivô duplo de fácil ajuste e grande durabilidade.

A bike como instrumento de mudança

WBR
A WBR já distribuiu cerca de 800 mil bicicletas em 21 países, além de proporcionar cursos e treinamento para mais de 3 mil mecânicos de bikes
Desde que foi criada em 2005, a ONG World Bicycle Relief (WBR) tem se empenhado em fortalecer o papel da bicicleta como instrumento de acesso à Educação, Saúde e oportunidades econômicas em comunidades rurais isoladas ao redor do mundo.

Em seus 19 anos de existência, a WBR distribuiu nada menos que 800 mil bicicletas em 21 países, além de proporcionar cursos e treinamento para mais de 3 mil mecânicos de bikes para mantê-las funcionando.

Para ajudar o trabalho da World Bicycle Relief, clique no link abaixo e faça a sua doação:

worldbicyclerelief.org

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização