29 de abril de 2024
Ulan Galinski
Ulan Galinski / Foto: Divulgação / Caloi

Líder do ranking nacional, Ulan Galinski participa da etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB

Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira, parceiros de Ulan na Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, são nomes fortes do Brasil na disputa da categoria Sub-23

Neste fim de semana acontece no Brasil a 1ª etapa da temporada 2024 da Copa do Mundo de Mountain Bike. A competição ocorrerá entre os dias 12 e 14 na cidade de Mairiporã, em São Paulo. Já na semana seguinte será a 2ª etapa, também disputada no Brasil, entre os dias 19 e 21, mas desta vez na cidade de Araxá, Minas Gerais.

Essa será a terceira vez na história que o Brasil abrigará provas da Copa do Mundo de Mountain Bike do Cross-Country Olímpico (XCO), a última vez foi em 2022 na cidade de Petrópolis (RJ). E as duas provas podem ser decisivas para o futuro do ciclista Ulan Galinski, da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing. Líder do ranking nacional, Ulan sonha em ir bem nas duas competições para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

“O Mountain Bike brasileiro está prestes a reviver um momento histórico. A Copa do Mundo volta para o Brasil e agora em dose dupla, serão as duas primeiras etapas do calendário de Copas do Mundo acontecendo aqui no Brasil. Para mim é um baita privilégio estar largando essas etapas sendo o primeiro brasileiro no ranking mundial, ao mesmo tempo considero uma grande responsabilidade, porém me sinto pronto para representar nossa nação da melhor forma possível”, disse Ulan.

Nesse último final de semana, Ulan venceu a prova de short track e foi sexto colocado no XCO do MTB Festival, provas disputadas em Mairiporã que serviram como esquenta para a Copa do Mundo. Diversos atletas mundiais de destaque do circuito chegaram antes ao País para participarem da competição.

Ulan, que na atual temporada já venceu quatros provas que valem pontos para a UCI (União Ciclística Internacional), comentou sobre o seu momento.

“Estou vivendo um momento muito importante da minha carreira, estou na briga pela vaga olímpica, e esse é um momento que pode ser bem decisivo para esse objetivo. Estou vindo de um bom momento e de uma boa sequência de competições. Ganhei três provas do XCO que disputei aqui no Brasil, então me sinto pronto para representar nossa nação e meu time da melhor forma possível”, finalizou Ulan.

Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira, atletas da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, também vivem grandes expectativas com as duas provas da Copa do Mundo no Brasil. Ambos disputarão as etapas na categoria Sub-23. Sabrina é a atual vice-campeã brasileira da categoria Sub-23 do XCO. Cainã foi em terceiro colocado no Brasileiro de XCO Sub-23 do ano passado.

“Esse será meu segundo ano de participação em Copas do Mundo, tendo a oportunidade de ter duas etapas no Brasil seguidas. Com minha crescente no ranking mundial, alinharei novamente no Short Track e quero fazer resultados ainda mais expressivos em ambos os dias. Minhas expectativas estão em absorver ao máximo toda experiência e clima de uma World Cup, assim como conquistar colocações ainda melhores do que tive no ano anterior”, disse Sabrina.

“Está chegando as etapas da Copa do Mundo aqui no Brasil e estou bastante empolgado para sentir a adrenalina dessa competição, que é única. Coloquei como prioridade no meu calendário do primeiro semestre essas duas etapas e pretendo entregar boas performances em ambas as provas”, falou Cainã.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização