29 de abril de 2024
Raiza Goulão
Raiza Goulão - Foto: Joaquín Molina / Divulgação

Raiza Goulão relata sua participação na Copa Internacional UCI CMPC

Atleta brasileira soma pontos importantes na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

Encerrei neste final de semana, entre os dias 1º e 3 de março, uma sequência de duas competições aqui no Chile, provas essas que marcaram minha estreia na temporada 2024. A disputa da vez foi a Copa Internacional UCI CMPC no município chileno de Angol.

O circuito de Angol me encanta. Uma pista que é muito técnica, aquilo que costumamos chamar de old School. Muitas subidas e praticamente 100% delas dentro das trilhas, então são duras e íngremes. Um circuito que exige muito da atleta e do seu equipamento. A cada volta que passa a disputa vai se tornando cada vez mais difícil.

Raiza Goulão
Foto: Joaquín Molina / Divulgação

Ao final das duas corridas, Short Track (XCC) e Cross-Country Olímpico (XCO), fiquei muito feliz com minha performance, porque ainda estou buscando encaixar o ritmo, em um ano diferente, em que atrasei um pouco meu início de temporada. Tenho feito testes entre as bicicletas que irei competir durante a temporada, entre uma prova e outra. E pude concluir que o equipamento correto faz toda a diferença.

Encerrei as duas provas em Angol na segunda colocação, tanto no Short Track quanto no Cross-Country Olímpico, somando importantes pontos na corrida por uma vaga em Paris-2024.

Raiza Goulão
Foto: Joaquín Molina / Divulgação

Sigo focada no processo, em busca de chegar bem nas próximas metas que tenho pelos meses que virão pela frente. Metas grandes, como os meses de abril e maio, que serão dois meses repleto de provas importantes, não só para mim quanto para minha nação. Terei as etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike do Brasil, em Mairiporã-SP e Araxá-MG, a Hors Class da CIMTB Araxá, o Campeonato Pan-Americano de Utah, nos EUA, e a etapa tcheca da Copa do Mundo como os grandes objetivos competitivos neste período.

Quero agradecer às minhas ‘famílias chilenas’, a de Concepción e de Angol, que me receberam muito bem aqui. Eles transformaram os dias longe da minha casa e no meu País mais leve. Agradeço ainda a todos os integrantes da minha equipe multidisciplinar, pelo trabalho incrível que fazem comigo, bem como minha equipe, a Squadra Oggi.

Sobre a autora

Raiza Goulão Henrique é ciclista olímpica brasileira especializada no Mountain Bike. Campeã pan-americana de MTB, é Tetra campeã Brasileira de Mountain Bike XCO e bicampeã da Brasil Ride, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização