19 de junho de 2024
Shimano Fest
Principais marcas presentes na Expo - Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

Shimano Fest transforma São Paulo na capital da bicicleta

Com entrada grátis ao público, maior festival de bicicleta da América Latina será realizado entre os dias 19 e 20 de agosto, no Memorial da América Latina

Um final de semana para a família se reunir em torno do universo da bicicleta, com lazer, cultura, consumo, esporte e muita diversão. Esta é a proposta do Shimano Fest, que chega ao 13° ano consolidado como o maior festival de bike da América Latina. E o melhor, a entrada é grátis nos dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na quinta e sexta-feira (17 e 18) a feira é destinada exclusivamente para os profissionais do setor.

Shimano Fest
Shimano Fest – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

O Shimano Fest é um evento plural. Apresenta lançamentos de equipamentos, acessórios e novos modelos de bicicletas de grandes marcas nacionais e internacionais; promove a única prova de mountain bike dentro da cidade São Paulo; oferece a oportunidade para os visitantes testaram diferentes tipos de bicicletas; monta uma área exclusiva para as crianças, com brincadeiras e experiências em duas rodas; recebe palestrantes; entre outras atrações em dois dias intensos.

Para garantir o ingresso, que é grátis, é preciso acessar o site oficial do evento e seguir as orientações. A Shimano pede apenas, se possível, a doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

Confira as atrações:

Expo e Área STEPS – Com crescimento de 19% na área da feira em relação ao ano passado, a organização atesta o interesse de empresas ligadas ao mercado da bike do Brasil e da Argentina interessadas em expor no festival do Brasil. A Tenda Expo abriga as principais montadoras e marcas, tanto de bikes como de equipamentos e acessórios.

Uma novidade de 2023 é a Área STEPS, que traz mais opção aos expositores. Ao lado da Tenda da Entrada, que foi um local de grande movimentação no evento ano passado, terá novos espaços para estandes e ativações.

Espaço Kids – A Arena Kids é um espaço especialmente projetado para proporcionar diversão e entretenimento às crianças durante o Shimano Fest. Com uma variedade de atividades voltadas para os pequenos ciclistas, o evento garante uma experiência empolgante e segura.

Shimano Fest
Arena Kids – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

Entre as atividades, destaque para a Pista de pump-track (rampas e curvas para pedalar com emoção), o Tira-rodinhas, bikes Aro 20 para diversão à vontade das crianças, Competição, Balance bikes, além de brindes e medalhas. A programação para o sábado e domingo é a seguinte:

  • Tira Rodinhas e Pump Track – 10h às 17h
  • Desafio Balance – 15h
  • Desafio Sem Corrente – 16h
  • Desafio Pais – 16h30 do domingo

Test-Ride de bicicletas – Nesse espaço tradicional no Shimano Fest, os visitantes poderão pedalar em modelos de marcas como Oggi, Caloi, Cannondale, Groove, GTA, Outplay e Sunpeed, entre outras. Também encontrarão um novo layout de pista, com a proposta de trazer um percurso que ofereça uma experiência ainda mais divertida de pedal.

Shimano Fest
Testes de bikes – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

MTB Short Track: Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos – Tradição no Shimano Fest, a única prova de MTB urbana disputada dentro da cidade de São Paulo passa a contar com a organização da Avelar Sports e transmissão via streaming.

Shimano Fest
Única prova de MTB realizada dentro de São Paulo – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

O Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023 será nos dias 19 e 20 de agosto, na pista montada entre as obras de Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina e reunirá alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil. Além dos atletas da elite nacional, o público também poderá acompanhar com o Desafio dos Famosos, que vai reunir celebridades, influenciadores e atletas em uma disputa que promete muita diversão. A programação é a seguinte:

  • Treinos – na sexta-feira (18) entre 10h e 12h e 15h e 17h.
  • Classificatórias da categoria elite masculina e feminina – sábado (19), a partir das 14h.
  • Desafio dos Famosos – domingo (20), a partir das 12h.
  • Final Elite Masculina – domingo (20), a partir das 12h30.
  • Final Elite Feminina – – domingo (20), a partir das 13h.

Arena Radical – Saltos, aéreos e manobras na pista de Half Pipe fazem o público, tanto infantil quanto adulto, olhar para cima e, muitas vezes, ficar de boca aberta, tamanha a coragem e habilidade dois bikers. Outra atração tradicional do Shimano Fest, a Arena Bike Radical tem vários atletas convidados para apresentações e competições, como o Desafio de Melhor Manobra.

Shimano Fest
BMX Freestyle fez a festa do público – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Auditório Diversidade – O espaço terá uma programação muito especial este ano, mantendo a vocação de, por meio de informação e conhecimento, manter o aspecto social do pedal com um dos principais pilares do Festival da Bicicleta, sempre por meio de temas como sustentabilidade, empreendedorismo, oportunidade, cidadania e claro, diversidade.

Shimano Fest
Debates e palestras – Foto: Cesar DeLong / Shimano Fest

Nos dois primeiros dias do evento, 17 e 18, será apresentada uma programação de conteúdos totalmente voltada ao profissional do mercado. O objetivo é oferecer workshops e palestras diversas como: Empreendedorismo no setor de bicicletas; Workshops com foco em administração, finanças e trade marketing; Dicas de inovação nos negócios da bike; As oportunidades no universo da bicicleta pós pandemia; Marketing: dicas diversas e mídias sociais, entre outras.

Para o fim de semana, uma equipe formada por especialistas em mobilidade urbana, políticas públicas. logística, direito e terceiro setor, coordenará o espaço de palestras abertas ao público. Os responsáveis pela curadoria, organização e mediação das palestras de sábado e domingo são Suzana Nogueira, Paulo Aguiar e Nádia Aguiar. Entre os temas, destaque para Saúde; Bem-estar; Empreendedorismo; Nutrição; Cicloturismo; Ciclologística, entre outros. Confira a programação do site do evento.

Desafio Mecânico – O evento visa prestigiar os profissionais que cuidam da manutenção e bom funcionamento das bicicletas. E apesar do caráter competitivo, o maior objetivo é promover um momento de descontração aos mecânicos profissionais, além de oferece entretenimento ao público do festival.

Shimano Fest
Desafio Mecânico – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

O desafio deste ano abriu inscrições para até 50 profissionais: cada loja pode inscrever apenas um profissional. E o mecânico ou mecânica precisa ter cadastrado no S-Tec. As inscrições são grátis e podem ser feitas até o dia 16 de agosto. As provas estão programadas para o final de semana, dias 19 e 20.

Shimano Fest
Passeio em 2018 – Foto: Fernando Siqueira / Shimano Fest

Passeio ciclístico – O maior Passeio Ciclístico urbano da cidade de São Paulo espera reunir mais de 5 mil ciclistas, saindo do Parque do Ibirapuera e pedalando até o Memorial da América Latina, na Barra Funda, no domingo, dia 20, a partir das 8h.

O passeio existe desde 2010 e grande parte dos 10 km do trajeto será de vias largas, planas e arborizadas, pensado para que seja viável a todos. A inscrição, gratuita, deve ser feita na plataforma.

Shimano Fest
Bicicletário – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Bicicletário gratuito – Quem for de bike ao Shimano Fest encontrará um espaço gratuito e de fácil acesso dentro do próprio Memorial, exatamente ao lado da entrada oficial do Shimano Fest no Portão 13. A organização do evento informa que o bicicletário é gratuito para todos os dias do evento (inclusive no domingo, após o passeio de bike), mas possui capacidade limitada de bicicletas.

O pacote de atrações, atividades e ativações do festival da bicicleta ainda inclui shows musicais e Praça de Alimentação com opções variadas para agradar o paladar de crianças e adultos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização