29 de abril de 2024
METL

Tecnologia da NASA cria pneu leve que não fura e dura mais que a bicicleta

Desenvolvida originalmente para uso em veículos exploratórios que serão utilizados em missões em Marte e na Lua, tecnologia METL chega ao mercado de bicicletas

Uma nova tecnologia, que promete substituir com vantagens os tradicionais pneus de borracha preenchidos com ar comprimido promete revolucionar o mercado de bicicletas nos próximos anos. Desenvolvido originalmente para utilização em veículos não tripulados na exploração de Marte e da superfície lunar, os pneus METL – acrônimo de Martensite Elasticized Tubular Loading – utilizam uma malha metálica composta por uma liga de lítio e titânio, que resulta em um material com excelentes características de elasticidade e memória mecânica, de forma similar aos pneus de borracha, mas com um peso muito inferior e total resistência a furos.

METL

Tecnologia revolucionária – Apresentado ao público por ocasião da edição 2023 da Consumer Electronics Show (CES) – maior feira do setor de tecnologia do mundo –, a versão para bicicletas dos pneus METL são produzidos pela Smart Tire Company, empresa parceira da NASA no projeto de desenvolvimento de pneus para os veículos não tripulado Spirit e Opportunity, utilizados pela agência espacial para estudar a superfície de Marte.

METL

Composta por uma estrutura de trama em forma tubular, os pneus METL proporcionam alguma das características mais desejáveis em um pneu para bike: Baixo peso e resistência à rolagem, além de serem totalmente imunes a perfurações. Para garantir maior tração e velocidade, uma camada de borracha foi adicionada à sua superfície, que pode inclusive ser substituída sem a necessidade da troca de todo o pneu. De acordo com o fabricante, a solução possibilita a produção de pneus até 50% mais leves que os modelos comuns.

METL

De acordo com os envolvidos no projeto, os primeiros pneus com a tecnologia METL deverão começar a serem produzidos em escala comercial nos próximos anos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização