15 de julho de 2024
Igor Amorelli
Igor Amorelli - Foto: Romulo Cruz

Igor Amorelli disputa Mundial de Ironman no Havaí

Dono de nove títulos no circuito Ironman (etapas de 70.3 e Ironman), Amorelli compete pela sétima vez na ilha de Kona

Os principais triatletas do mundo se encontram em Kona, no Havaí, neste sábado (8), para a disputa do título mundial de Ironman. A maior prova de triatlo do planeta reúne centenas de competidores, com mais de 50 atletas na categoria Profissional. Na elite estará o catarinense Igor Amorelli, que vai encarar 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida em um dos percursos mais desafiadores do mundo. A largada do Ironman World Championship será às 13h25 (horário de Brasília)

Dono de nove títulos no circuito Ironman (etapas de 70.3 e Ironman), Amorelli compete pela sétima vez na ilha havaiana. O triatleta brasileiro busca seu melhor resultado na carreira no Mundial de Ironman.

Igor Amorelli
Igor Amorelli – Foto: Romulo Cruz

“Estou bastante animado em competir novamente aqui em Kona. O Mundial no Havaí é o maior objetivo da minha temporada. Estar ao lado dos melhores é muito gratificante após todo período que passamos. Fiz um ciclo de treinamento bom e espero estar bem no dia para dar o meu melhor”, comenta Igor.

A vaga para Kona foi conquistada após o melhor desempenho de sua carreira no Ironman Brasil, realizado em Florianópolis, em maio deste ano. Na ocasião, Igor foi 2º colocado na prova com o tempo de 7h53min11seg. A marca foi a melhor da carreira de Igor, que detém ainda o título da etapa brasileira em 2014.

“Neste ano voltei a encaixar bem os treinos e o rendimento voltou. Largar bem nas provas e chegar no pódio sempre dá uma confiança extra. Em Florianópolis, neste ano, consegui acertar bem do começo ao fim e o resultado garantiu a vaga no Mundial. Agora, espero colocar em prática tudo que treinei neste período”, finaliza Igor.

O Ironman World Championship começa às 13h25 (horário de Brasília) com os 3,8 km de natação. Amorelli e outros atletas de elite começam a prova na praia de Dig Me Beach. O percurso da natação é feito em ida e volta ao longo da baía de Kailua. Depois, os triatletas partem para os 180 km de pedal, que inicia na Kwakini Highway e segue até a subida da Palani Road. De lá, os competidores acessam a Queen K Highway. O retorno do ciclismo, feito também em apenas uma volta, é um dos mais difíceis da competição; A subida de Hawi, à beira do Oceano Pacífico, exige ao extremo dos competidores, com rajadas de ventos que podem chegar aos 90 km/h.

Encerrado o ciclismo, os atletas encaram os 42 km da maratona. Os 16 km iniciais são na Alií Drive, que dá acesso, novamente, à subida da Palani Road, e depois à Queen K Highway. O retorno é feito no Energy Lab, com os atletas seguindo para Palani Road e, após, a reta final na Alií Drive. O Ironman World Championship terá cobertura ao vivo através do Facebook, no Canal Ironman Now, e também pelo Youtube.

Título de Amorelli no circuito mundial do Ironman

  • Ironman 70.3 Florianópolis, Santa Catarina – 2019
  • Ironman 70.3 Manta, Equador – 2018
  • Ironman 70.3 Florianópolis, Santa Catarina – 2018
  • Ironman 70.3 Miami, Estados Unidos – 2017
  • Ironman 70.3 Palmas, Tocantins – 2017
  • Ironman Maastritch, Holanda – 2016
  • Ironman 70.3 San Juan, Porto Rico – 2015
  • Ironman 70.3 Punta del Este, Uruguai – 2015
  • Ironman Brasil Florianópolis, Santa Catarina – 2014
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização