17 de junho de 2024
Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real
Foto: Pedro Cury

Pan-americano de MTB Maratona reúne atletas de cinco países

Competição acontece entre os dias 9 e 11, na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG)

Pela primeira vez na história o Brasil será anfitrião de um campeonato pan-americano de Mountain Bike Maratona (XCM). A competição vai acontecer neste final de semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, na cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.

A realização do Pan de XCM 2022 reforça a confiança e o reconhecimento da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) no trabalho realizado no Brasil através da Confederação Brasileira de Ciclismo e seus parceiros.

CIMTB
Foto: Daniel Cunha

Nesta edição, o campeonato faz parte do Programa de Desenvolvimento do Ciclismo Brasileiro executado pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro (MG), que vem contribuindo diretamente para o crescimento da modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e o patrocínio da Anglo American, uma das maiores empresas de mineração do mundo.

As provas serão realizadas no sábado (10), através da Copa Pan-Americana para os atletas amadores e, no domingo (11), valendo título pan-americano na disputa das categorias oficiais. Além dos brasileiros, a competição também tem presença confirmada de atletas da Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.

Os últimos campeonatos pan-americanos de Mountain Bike sediados no Brasil foram na modalidade de Cross-Country Olímpico (XCO), realizado em 2014, na cidade de Juiz de Fora (MG), e MTB Downhill, em 2021, na cidade de Sapiranga (RS).

Conceição do Mato Dentro – Considerada a capital mineira do ecoturismo, a cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada no interior de Minas Gerais, é o ambiente ideal para a prática do Mountain Bike em todas as suas vertentes.

Em relação a sua localização, Conceição do Mato Dentro fica a 166 quilômetros de Belo Horizonte. Com mais de três séculos, o município possui um imenso patrimônio histórico e natural preservado, além de guardar as características de interior e uma rica tradição religiosa.

Repleta de belezas naturais, a cidade está inserida na famosa Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, também integrando o Circuito Nacional da Serra do Cipó. A maior parte de sua extensão territorial é de área verde preservada, de rica vegetação, fauna, montanhas e cachoeiras.

Programação

Sexta-feira (9/9)

  • Confirmação de inscrições – 09h as 12h e 14h as 17h

Sábado (10/9)

  • Confirmação de inscrições – 07h as 17h
  • Largada Copa Pan-Americana – 10h
  • Cerimônia de premiação – 14h

Domingo (11/9)

  • Largada Pan-Americano XCM – 10h
  • Cerimônia de premiação – 15h

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização