17 de junho de 2024
Guidão integrado Bontrager Aeolus RSL VR-C

Trek anuncia recall de seu guidão integrado Bontrager Aeolus RSL VR-C

Item de série das bicicletas Speed Concept SLR e Emonda SLR, componente corre o risco de romper-se com sobrecarga, causando acidentes graves

O fabricante estadunidense de bicicletas Trek deu início nesta sexta-feira (26/08) a um programa de recall voluntário de seu guidão integrado Bontrager Aeolus RSL VR-C, que equipa as bicicletas de estrada Speed Concept SLR (modelo 2022) e Emonda SLR (modelos 2021 / 2022). O recall inclui também os guidãos vendidos separadamente.

Modelos afetados

  • Todas as bicicletas Speed Concept SLR ano-modelo 2022 padrão, em quaisquer opções de cores, e quaisquer bicicletas personalizadas pelo Project One
  • Todas as bicicletas Emonda SLR ano-modelo 2021 e 2022 padrão, em quaisquer opções de cores, e quaisquer bicicletas personalizadas pelo Project One
  • Todos os guidões integrados Aeolus RSL VR-C Bontrager, vendidos avulsamente.

De acordo com a Trek, foi detectada uma falha estrutural no componente, que pode resultar em quebra na junção da mesa com o guidão caso sofra sobrecarga, resultando em perda de controle e risco de quedas com a possibilidade de acidentes graves.

Guidão integrado Bontrager Aeolus RSL VR-C
Guidão integrado Bontrager Aeolus RSL VR-C

 

Segundo o fabricante, o recall segue determinação do US Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão norte-americano similar ao nosso Inmetro, que contabilizou 37 registros de quebra do componente, incluindo um relato de acidente que resultou em ferimentos no ciclista que conduzia a bike.

No aviso de recall, a Trek solicita a todos os proprietários das bicicletas acima citadas, bem como os compradores do guidão Bontrager Aeolus RSL VR-C que parem de utilizar suas bicicletas imediatamente e entrem em contato com um revendedor autorizado da marca para a substituição do componente.

Para bicicletas Speed Concept SLR, a Trek disponibilizará de forma totalmente gratuita – por meio de um revendedor autorizado Trek, um guidão base de reposição original, uma fita de guidão nova e a instalação, até o final de outubro de 2022.

Nas bicicletas Emonda SLR e guidões integrados Aeolus RSL VC-R Bontrager vendidos de forma avulsa, a Trek realizará, até o final de fevereiro de 2023, uma solução em duas etapas:

  1. Para que você não deixe de pedalar, a Trek fornecerá, provisoriamente, um conjunto guidão e mesa até que um novo guidão integrado atualizado seja disponibilizado no mercado, incluindo uma nova fita de guidão. O conjunto guidão e mesa provisórios permanecerão como propriedade do ciclista, mesmo com a chegada no novo guidão.
  2. Seu revendedor autorizado informará quando o guidão integrado atualizado estiver disponível para instalação. Quando isto ocorrer, ao levar a bicicleta a um revendedor autorizado Trek para reparo, a Trek disponibilizará um crédito ao seu proprietário no valor de 250 reais, que poderá ser usado na compra de qualquer mercadoria Trek ou Bontrager. O crédito é válido até 31 de dezembro de 2022 e não tem valor monetário.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização