3 de maio de 2024
Fox

Fox processa SRAM por uso indevido de tecnologia patenteada

Marca da Raposa acusa concorrente de utilização indevida de sua tecnologia nos novos garfos RockShox Pike, Lyric e Zeb 2023

Um possível caso de violação de patente está acirrando os ânimos de dois dos maiores fabricantes de amortecedores para bicicletas do mundo. No último dia 13 de julho, a Fox Factory, Inc., fabricante dos garfos de suspensão Fox, apresentou uma queixa nos tribunais da Califórnia contra a SRAM, proprietária da marca de amortecedores RockShox, por suposto uso indevido de uma tecnologia patenteada pelo concorrente, a Válvula de Liberação de Pressão.

Mesma função – Instalada nas versões Ultimate and Select+ dos novos garfos RockShox 2023 das linhas Pike, Lyric e Zeb, a chamada válvula de liberação de pressão fica posicionada na parte traseira das canelas (lower legs) da suspensão. Acionada mediante o aperto de um botão, sua função é equalizar a pressão de ar que se forma no interior das canelas com a pressão atmosférica, evitando assim alterações indesejadas de desempenho decorrente da pilotagem em grandes altitudes ou em locais com variações bruscas de temperatura.

RockShox
Detalhe das válvulas de liberação de pressão, instaladas na parte de trás das canelas do garfo dos novos modelos RockShox

No requerimento à corte, a Fox afirma que os novos garfos da marca concorrente utilizam a válvula de equalização de pressão de forma e função idêntica a uma tecnologia já utilizada pela Fox há anos, registrada sob o número de patente #9.739.331.

Desta forma, a Fox solicitou aos tribunais que a SRAM cesse imediatamente a venda dos garfos de suspensão que infringem a patente, além de destruir todos os exemplares que ainda não tenham sido vendidos.

Fox
Detalhe da válvula de liberação de pressão que equipa os garfos de Enduro / All Mountain da Fox

Caso a SRAM opte por manter a tecnologia em seus produtos, uma opção amigável seria o licenciamento da tecnologia de sua concorrente, algo que não é tão estranho no mundo da bike. Em uma situação completamente adversa acontecida em um passado recente, a Race Face (marca de componentes de propriedade da Fox) optou por pagar pela licença de uso da tecnologia Narrow-Wide da SRAM, para uso em suas coroas de pedivela.

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