16 de julho de 2024
Alan Hatherly
Alan Hatherly - Foto: Ney Evangelista

Alan Hatherly e Pauline Ferrand vencem o XCC da Copa do Mundo de MTB

No primeiro dia de competições da etapa brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike, Henrique Avancini finaliza na 4ª colocação

No primeiro dia de competições da etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB, o sul-africano Alan Hatherly venceu a prova do Short Track na tarde desta sexta-feira (08), em Petrópolis (RJ).

Hatherly, que é companheiro de equipe do brasileiro Henrique Avancini na Cannondale Factory Raving, fechou as 7 voltas do percurso com o tempo de 19 minutos e 55 segundos, logo a frente do suíço Thomas Litscher e do francês Maxime Marotte, Top 3 do pódio de hoje. O brasileiro Henrique Avancini finalizou na 4ª colocação, a apenas 2 segundos do líder.

Henrique Avancini
Competindo em casa, Henrique Avancini é ovacionado pelos fã – Foto: Marcelo Rypl

Além de Avancini, dois outros brasileiros participaram da prova: José Gabriel Marques de Almeida, que finalizou na 35ª colocação, e Luiz Henrique Cocuzzi, que não finalizou a prova.

A prova da Elite Masculina foi disputada em um ritmo alucinante, fato esse muito comentado pelos três primeiros colocados durante a cerimônia das flores, em que o Top 3 do XCC foi premiado pela organização. Em todas as voltas, um ciclista diferente esteve na primeira colocação. Henrique Avancini, principal esperança do Brasil na disputa pela vitória, foi marcado pelos adversários a todo momento. Assim, o primeiro lugar ficou com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alan Hatherly, que assumiu a liderança a poucos minutos do fim.

Copa do Mundo de MTB
Largada Masculina – Foto: Daniel Braga

“Fiz a estratégia mais inteligente possível. Tentei não gastar muita energia durante as primeiras voltas, procurando sempre me posicionar bem no grupo da frente, para que se alguém tentasse atacar, eu estaria pronto para ir junto. Vi que a corrida se definiria na última subida da volta final e aconteceu exatamente como eu planejava. Fiz meu movimento correto, consegui a vitória e estou super feliz”, comemorou Hatherly. “As condições aqui são parecidas com o local em que cresci. Alta umidade do ar, trilhas parecidas. Me senti em casa, até porque o Avancini nos fez sentir absolutamente em casa, mostrando as melhores linhas e os caminhos a seguir. O local é incrível para pedalar e o público é incrível”, finalizou o campeão.

Vice-campeão do Short Track, Thomas Litscher repetiu a excelente performance de uma semana atrás, após ter obtido a vitória da disputa de pista curta na Copa Internacional de Mountain Bike. Em todas as sete voltas, o atleta suíço esteve nas cinco primeiras colocações da disputa, mostrando que era realmente um dos favoritos ao triunfo. “Foi muito bom. Estou com uma forma excelente. A pista é incrível, assim como o público também. Estive muito próximo da vitória, mas o Alan foi realmente o melhor do dia, então estou de fato feliz com a segunda posição”, comentou Litscher.

Copa do Mundo de MTB
Top 3 Masculino – Foto: Daniel Braga

O francês Maxime Marotte, que por duas temporadas foi companheiro de Henrique Avancini na Cannondale Factory Racing, não poupou os elogios ao público e a organização da Copa do Mundo de Mountain Bike.”Com certeza o melhor Short Track que já tivemos nesta competição em termos de espectadores, com ótimas trilhas e obstáculos. É uma pista excelente no seu formato curto, o que dá para o público um verdadeiro show. A torcida no Brasil é de outro planeta, estão um passo à frente dos demais fãs”, avaliou Marotte. “Nós temos que voltar aqui todos os anos. É muito importante voltarmos aqui anualmente, porque é tão divertido. Temos que ir aonde os fãs estão e no Brasil eles estão. Um país que merece receber a Copa do Mundo. Parabenizo a organização por fazer esse ótimo trabalho”, finalizou.

Pauline Ferrand Prevot
Pauline Ferrand Prevot – Foto: Ney Evangelista

Elite feminina – Na primeira disputa do dia, as mulheres deram um show para o público presente, com muita velocidade e emoção. A alternância de posições ditou o ritmo da disputa que, no fim, teve a francesa Pauline Prevot como vencedora, com o tempo de 19min55. Laura Stigger, da Áustria, e a britânica Evie Richards completaram o pódio (apenas um segundo atrás) com o mesmo tempo, 19min56, sendo definida as posições finais pelo photo finish (foto da chegada). Rebecca McConnell, da Austrália, e Loana Lecomte, da França, completaram as cinco primeiras posições, em 20min02 e 20min06, respectivamente.

A conquista teve um gosto especial para Pauline, que passou por momentos difíceis na última temporada, após sofrer com as lesões. A ciclista de 30 anos busca em 2022, o primeiro título de Copa do Mundo, um dos poucos que ainda não conquistou. Ela destacou a competitividade da prova, as dificuldades, e também falou sobre o público presente.

Copa do Mundo de MTB
Top 3 da Elite Feminina – Foto: Ney Evangelista

“Minha corrida foi super veloz. Acabei me distanciando um pouco do pelotão da frente em determinado momento, mas consegui me recuperar e voltar. Depois disso, consegui atacar e conquistar a vitória”, disse. Pauline também falou sobre o calor do público brasileiro, que lotou o circuito. “Foi incrível! Correr aqui com tantas pessoas empolgadas. Eu já estou ansiosa para o domingo. Agradeço aos fãs por todo o carinho. Estou muito feliz”, completou.

O clima festivo e a empolgação do público também foram pontos destacados pela austríaca Laura Stigger, vice-campeã do Short Track. “Isso foi uma loucura! É tão incrível correr com esse público maravilhoso. A pista, o apoio dado por eles. Eu nem consigo descrever o quão legal foi tudo isso. Começar a temporada com o segundo lugar, não poderia me deixar mais feliz”, avaliou Stigger.

Copa do Mundo de MTB
Largada Feminina- Foto: Daniel Braga

Atual campeã mundial no cross country olímpico, Evie Richars elogiou os brasileiros e confirmou estar feliz com o seu resultado. “Correr aqui no Brasil está sendo muito especial. Nunca vi um lugar igual para correr como no Brasil. Os brasileiros são apaixonados. É tão divertido, porque eles gritam muito alto com seu entusiasmo. Gostaria que eles fossem para eu país comigo, para me incentivar com fazem aqui. Eles são muito legais, só tenho a agradecer”, afirmou. “Fiquei super feliz com minhas sensações durante a corrida. Fiquei muito feliz com o resultado, espero ter um ótimo resultado no domingo”, concluiu.

Resultados

Elite Masculino

# Ciclista Equipe Tempo Pontos
1 Alan Hatherly Cannondale Factory Racing 19:55 80
2 Thomas Litscher Kross Orlen Cycling Team +0:01 65
3 Maxime Marotte Santa Cruz FSA MTB Pro Team +0:02 50
4 Henrique Avancini Cannondale Factory Racing +0:02 40
5 Nino Schurter Scott-SRAM MTB Racing Team +0:05 38
6 Mathias Flückiger Thömus Maxon +0:05 37
7 Christopher Blevins Specialized Factory Racing +0:05 36
8 Ondrej Cink Kross Orlen Cycling Team +0:08 35
9 Bartlomiej Wawak Kross Orlen Cycling Team +0:08 34
10 Luca Schwarzbauer Canyon CLLCTV +0:13 33

Elite Feminino

# Ciclista Equipe Tempo Pontos
1 Pauline Ferrand Prevot BMC MTB Racing 19:55 80
2 Laura Stigger Specialized Factory Racing +0:01 65
3 Evie Richards Trek Factory Racing XC +0:01 50
4 Rebecca Ellen McConnell Primaflor Mondraker Genuins +0:07 40
5 Loana Lecomte Canyon CLLCTV +0:11 38
6 Mona Mitterwallner Cannondale Factory Racing +0:13 37
7 Martina Berta Santa Cruz FSA MTB Pro Team +0:19 36
8 Alessandra Keller Thömus Maxon +0:23 35
9 Linda Indergand Liv Factory Racing +0:24 34
10 Greta Seiwald Santa Cruz FSA MTB Pro Team +0:24 33

Programação – No sábado, a programação terá as corridas da Junior Series, com largadas Masculina e Feminina às 9h30 e 9h32, respectivamente. Para a Sub-23, haverá a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas: Elite Feminina às 11h20 e a Elite Masculina às 14h35.

Transmissão das provas – No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da Elite Feminina no XCO, às 11h. Já o XCO Masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV 3). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da Elite Feminina no XCO, às 10h.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização