27 de abril de 2024
Oakley DRT 5
Oakley DRT 5 - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Capacete MTB Oakley DRT5

Desenvolvido em parceria com o campeão mundial de MTB Downhill, Greg Minnaar, capacete da Oakley surpreende pelo conforto e por seus recursos exclusivos

Reconhecida internacionalmente pela excelência de seus óculos esportivos, a Oakley entrou no mercado de capacetes para ciclismo em 2017, quando lançou sua linha ARO Series. De lá pra cá, a marca californiana ampliou sua linha de acessórios para bikes com itens de vestuário e com um novo capacete específico para a prática do mountain bike, o DRT5.

Oakley DRT 5
Oakley DRT 5

Apresentação

Desenvolvido em parceria com o campeão mundial de MTB Downhill, o sul-africano Greg Minnaar, o Oakley DRT 5 conta com construção uma carcaça em policarbonato de alta resistência, montada pelo processo InMold a uma estrutura de Espuma de Poliestireno Expandido (EPS), resultando em um capacete muito bem acabado estruturalmente.

Para garantir a máxima segurança do ciclista, o capacete da Oakley conta com a consagrada tecnologia MIPS de proteção contra impactos multi direcionais, maior causa de lesões cerebrais em acidentes envolvendo bicicletas. Atualmente, a tecnologia MIPS é uma das mais utilizadas em capacetes topo de linha de marcas consagradas como Bell, Giro, Lazer e Specialized, entre outras.

A Oakley oferece o DRT 5 em diversas opções de cores e tamanhos. Para 2022, além das cores branco, verde e e preto das edições anteriores, a marca passa a disponibilizar também o capacete em cinza e em um belo tom ocre avermelhado. Acabei optando pela cor verde, que utiliza uma interessante combinação de acabamentos brilhante e fosco.

Para facilitar seu transporte e armazenagem, o capacete DRT 5 vem acompanhado de uma prática sacola ventilada.

Especificações técnicas

Modelo: Mountain bike open face
Carcaça: Policarbonato
Corpo: Espuma de Poliestireno Expandido (EPS)
Dutos de ventilação: 13
Certificação de segurança: CPSC 1203, EN1078 e ANZ2063
Sistema de proteção: MIPS
Ajustes: BOA Fit System, Ajuste vertical (3 posições), Ajuste da viseira
Tamanhos disponíveis: P (52-56cm de circunferência), M (54-58cm) e G (56-60cm)
Cores disponíveis: Dark Brush, White, Blackout, Grey e Ocre
Peso: 476 gramas
Extras: Presilhas para óculos Landing Zone, Sacola de armazenagem

Conforto e ergonomia – Uma das coisas que logo chama a atenção no interior do DRT 5 é a quase ausência de material acolchoado, ao contrário da maioria dos capacetes que vem equipados com almofadas nos pontos de contato com a cabeça. No capacete da Oakley, uma única e fina almofada fica localizada na parte superior traseira.

Embora possa assustar os desavisados, a abordagem utilizada pelo DRT5 é justamente manter o capacete sobre a cabeça sustentado apenas pela faixa ajustável, de forma similar a utilizada nos capacetes de construção civil, evitando outros pontos de contato. O resultado é um capacete que ‘flutua’ sobre a cabeça, com um nível de conforto acima da média, com um fluxo de ar constante e sem obstruções.

A regulagem do capacete é proporcionado por um sistema de ajuste milimétrico BOA Fit System, que distribui uniformemente a pressão necessária para manter o capacete ajustado à cabeça, sem pontos de pressão que possam causar desconforto.

Oakley DRT 5
O capacete Oakley DRT 5 conta com ajuste milimétrico BOA Fit System

Em sua parte interna frontal, o capacete conta com uma faixa de silicone contendo pequenas calhas flexíveis, cuja função é escoar o suor da testa para trás das orelhas, evitando que o mesmo caia no rosto, atrapalhando a visão e comprometendo a segurança. Uma solução interessante e eficaz para quem, como eu, que transpira horrores durante as pedaladas!

Oakley DRT 5
Detalhe da faixa siliconada do Oakley DRT 5, cujas estrias canalizam o suor da testa para longe dos olhos – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Caso não seja necessária, a faixa siliconada pode ser substituída por uma almofada em tecido antibacteriano X-Static, fornecida com o capacete.

O capacete DRT 5 pesa 476 gramas, um pouco pesado se comparado a outros modelos de marcas diferentes em sua categoria, mas nada que possa influenciar no conforto durante a pedalada.

Design e recursos diferenciados – O Oakley DRT 5 conta com 13 dutos de ventilação e proteção extra na parte traseira, exigência básica para as modalidades de MTB Trail e All Mountain para as quais ele foi especialmente desenvolvido.

Sua viseira, maior do que as utilizadas nos modelos para mountain bike XC, é totalmente ajustável, podendo ser levantada para não atrapalhar a visão, ou para acomodar óculos de proteção do tipo google.

Um dos recursos mais interessantes do DRT 5 é o exclusivo sistema Landing Zone, composto por duas presilhas emborrachadas, que prendem firmemente as hastes dos óculos quando os mesmos não estão sendo utilizados, evitando que eles caiam durante a pedalada. As presilhas são compatíveis com a maioria dos modelos de óculos disponíveis no mercado.

Oakley DRT 5
Oakley DRT 5

Caso o ciclista utilize googles ao invés de óculos, ou simplesmente prefira um visual mais clean, basta remover as presilhas e instalar em seu lugar um par de tampas, fornecidas com o capacete.

Pessoalmente, achei o recurso muito interessante. Especialista que sou em perder óculos nas trilhas, agradeço à Oakley pela oportunidade de deixar esse duvidoso título a partir de agora para outro pobre incauto!

Segurança

Por se tratar de um capacete para mountain bike focado em modalidades mais técnicas e agressivas como o Trail e o All Mountain, o capacete Oakley DRT 5 conta com reforço estutural em sua parte posterior, que cobre mais a região da nuca do que os modelos recreacionais ou para MTB cross-country (XC).

O DRT 5 conta com uma viseira oversized ajustável com cinco pontos de regulagem, que oferece um bom grau de proteção contra a luz solar, chuva forte e eventuais pedriscos.

Oakley DRT 5
Detalhe da carcaça do sistema de proteção MIPS presente no DRT 5 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O capacete da Oakley conta com a já conhecida tecnologia MIPS de proteção contra impactos angulares. Composta por uma carcaça interna em policarbonato e apoiada na estrutura do capacete através de pequenos elastômeros, a estrutura proporciona uma suave e controlada rotação do capacete durante o impacto, absorvendo a pancada de forma mais eficaz do que os capacetes convencionais.

Além do MIPS, o capacete DRT 5 conta com a certificação de segurança 1203 emitida pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC em inglês), além de adequar-se às normas das agências de segurança europeia (EN1078) e ao padrão australiano / neo-zelandês ANZ2063.

Impressões durante a pedalada

Após o susto inicial de deparar-me com um capacete que, ao contrário dos outros, não conta com as tradicionais ‘almofadinhas’, utilizei o disco de ajuste BOA para que o DRT 5 passasse a ‘flutuar’ sobre a minha cabeça. Acertado o setup correto, a sensação passou a ser de uma capacete surpreendentemente ventilado, apesar de um número relativamente pequeno de dutos de ventilação. Atribuo isto a um fluxo de ar menos obstruído, já que o casco do capacete não fica em contato com a cabeça.

O ajuste BOA é bem preciso, facilitando achar o ponto em que o capacete fica firme, mas sem o desconforto causado por aperto excessivo.

A solução encontrada pela Oakley para escoar o suor é um dos pontos fortes do DRT 5. A fita siliconada não apenas mantém o capacete no lugar, como também canaliza de forma eficiente o suor para longe dos olhos, uma problema sério para quem tem encarado um calor de 30 graus nos últimos dias em Brasília.

Oakley DRT 5
Oakley DRT 5

Uma das coisas que mais gostei no DRT 5 foi o conjunto de presilhas Landing Zone. Utilizei durante os testes óculos de diversas marcas e em todos os casos as hastes ficaram firmes em sua posição de armazenagem. O sistema é simples o suficiente para ser operado sem a necessidade de retirar o capacete da cabeça.

Apesar das fotos que ilustram este artigo mostrarem os óculos posicionados com as lentes para cima, posteriormente adotei o hábito de colocá-las para baixo, aumentando assim sua proteção principalmente em trilhas, onde o risco de trombar com um galho mais baixo é sempre presente.

Capacete MTB Oakley DRT5

Estética e acabamento
Conforto e ventilação
Proteção
Recursos diferenciados
Custo x benefício

Ótimo!

Um capacete para Mountain Bike repleto de recursos, que oferece proteção extra sem abrir mão do conforto

Conclusão

Apesar da impressão inicial causada por seu acolchoamento mínimo, o capacete MTB da Oakley surpreende pelo conforto e ajustabilidade, mantendo bons níveis de ventilação mesmo nos dias mais quentes.

Trata-se de um capacete que chama a atenção pelo seu design e construção aprimorada, repleto de recursos de segurança, conforto e praticidade.

Preço e disponibilidade – Comercializado nas lojas físicas, revendedores autorizadas, bem como no site oficial da Oakley, o capacete MTB DRT 5 pode ser adquirido ao preço médio de R$1.399,00, nos tamanhos P, M e G, em cinco opções de cores. 

Pontos Positivos

  • Conforto;
  • Sistema MIPS de proteção;
  • Sistema de escoamento de suor;
  • Viseira ajustável;
  • Presilha para óculos.

Pontos negativos

  • Um pouco mais pesado do que outros modelos da categoria;
  • Preço.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização