23 de abril de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini durante o treino - Foto: Daniel Braga

Com a participação de estrelas do ciclismo, Copa do Mundo de MTB inicia nesta sexta-feira (08/04)

Lista de inscritos divulgada pela UCI (União Ciclística Internacional) conta com mais de 300 atletas de 32 países

Principal evento do planeta em sua categoria, a Copa do Mundo de Mountain Bike retorna ao Brasil após um hiato de quase duas décadas. A prova, terá início nesta sexta-feira (08/04). Ao todo, mais de 300 ciclistas de 32 países disputam o evento, que será realizado no São José Bike Club, localizado no distrito de Itaipava, em Petrópolis (RJ). A programação de sexta contará com duas disputas de tirar o fôlego, no Short Track (XCC), para as categorias Elite Feminino e Masculino. Entre sábado e domingo (09 e 10), será vez das provas do Cross-Country Olímpico (XCO), para as categorias Sub-23 e Elite.

Na lista de inscritos da Copa do Mundo estão os principais nomes do circuito internacional de cross-country. Além do brasileiro Henrique Avancini, um dos grandes favoritos ao título, tanto no XCC quanto no XCO, destacam-se também no Masculino atletas Top 3 do ranking mundial, como os suíços Mathias Flückiger e Nino Schurter e o tcheco Ondrej Cink, que estarão presentes entre outras feras do MTB.

Nino Schurter
Nino Schurter – Foto: Daniel Braga

No Feminino, as confirmações também são de peso, incluindo todas as dez primeiras colocadas do ranking mundial: Evie Richards (Grã-Bretanha), Loana Lecomte (França), Rebecca McConnell (Austrália), Sina Frei (Suíça), Linda Indergand (Suíça), Jolanda Neff (Suíça), Pauline Prevot (França), Mona Mitterwallner (Áustria), Anne Terpstra (Holanda) e Anne Tauber (Holanda).

Principal representante do Brasil nos últimos anos, Henrique Avancini, que tem o prazer de competir no quintal da sua casa, também comenta sobre a competição. “Me sinto muito animado, muito honrado, muito grato por essa oportunidade, por essa conquista, e espero consagrar esse momento tão especial com uma performance incrível, melhor ainda se essa performance garantir a vitória para nós. O objetivo é bastante ambicioso, mas eu realmente acredito que seja possível entregar um grande resultado, buscar mais uma vitória no short-track, mais uma vitória no cross-country olímpico. Apesar disso ser considerado dois grandes desafios, é o que estamos sonhando, é pra isso que fiz o trabalho da forma como fiz. Vamos em frente, espero que o fator da arena, de ter toda energia e vibração das pessoas ao meu lado, faça uma grande diferença também”, disse Avancini.

Short Track – A prova é realizada em um circuito reduzido e os campeões são conhecidos pelo público após pouco mais de 20 minutos de corrida. Ao todo, 40 ciclistas em cada categoria participam da disputa, que acontece em um ritmo muito forte, por ser realizada com uma curta duração. As duas disputas do XCC na Copa do Mundo de Mountain Bike, Feminina e Masculina, das categorias de Elite, serão realizadas nesta sexta-feira, às 16h e 16h45, respectivamente.

Cross-Country Olímpico – Já no XCO, os ciclistas percorrem todos os 4,5 km do circuito XCO Henrique Avancini, com 200 metros de altimetria por volta. No sábado, a programação terá as corridas da Junior Series, com largadas Masculina e Feminina às 9h30 e 9h32, respectivamente. Para a Sub-23, haverá a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas: Elite Feminina às 11h20 e a Elite Masculina, às 14h35.

Transmissão das provas – As quatro provas das elites, duas da Masculina e as duas da Feminina, terão transmissão na Red Bull TV e na SporTV. Na sexta-feira, ambos os canais irão transmitir a competição. Enquanto a Red Bull TV inicia sua transmissão às 15h50, a SporTV transmitirá as duas provas a partir das 16h. No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da Elite Feminina no XCO, às 11h. Já o XCO Masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da Elite Feminina no XCO, às 10h.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização