15 de julho de 2024
Thule
Foto: Divulgação / Thule

A importância de escolher um transbike correto

Conheça algumas sugestões da Thule para transportar sua bicicleta com toda segurança e praticidade

Quem nunca inventou uma viagem ou um passeio distante e com ela surgiu a dúvida de como iria levar a sua inseparável bicicleta, né?

Submeter sua ‘magrela’ a um porta-malas de um carro, bancos traseiros e muitas vezes precisar até desmontá-la não é nada agradável. Por isso, a melhor solução é adquirir um transbike.

Thule
Foto: Divulgação / Thule

Sabemos que escolher a melhor transbike não é tarefa fácil, pelo fato de muitas pessoas não saberem sua funcionalidade, as melhores marcas e as principais vantagens de cada modelo.

Será apresentado ao decorrer desse artigo algumas informações que se fazem necessárias para escolher corretamente este acessório. Então vamos lá!

Mas, o que é um transbike?

A transbike ou “suporte de bicicleta”, é um acessório automotivo que é acoplado ao veículo, para o transporte seguro de uma ou mais bicicletas. Sendo também a única forma de transporte de bikes permitida por lei.

Qual modelo escolher?

Primeiramente, é preciso saber qual modelo atenderá sua necessidade, que gere praticidade e segurança no transporte da sua bicicleta.

No mercado existe uma diversidade de suportes, desde os que ocupam muito e os que ocupam pouco espaço, o peso que suportam, entre outros fatores que devem ser considerados durante a sua escolha, em nosso artigo focaremos nos transbikes Thule, por serem referencia de mercado.

Tipos de transbike para veículos:

  • Suporte de teto: os suportes para bicicleta de teto são ideais para quem deseja o máximo de segurança. Esse é um modelo compatível a diversos veículos. No entanto, caso deseje instalar os suportes de teto é preciso que seu carro tenha uma longarina de bagageiro instalada no teto, porém pode comprar e instalar separado do transbike.
  • Suporte para engate: este suporte é o que mais oferece segurança ao transportar sua bicicleta, podendo carregar várias bikes em simultâneo. Ele é instalado na região dos para-choques e existem dois tipos, o de plataforma e o de suspensão. Sua única dificuldade é o fato do motorista ter sua visibilidade reduzida, pois, o vidro de trás fica comprometido.
  • Suporte para porta-malas: esse modelo é instalado em cima da porta traseira do carro, suporta várias bicicletas de uma única vez. Porém, faz-se necessário o uso de sinalização para informar que anda com carga e possuir uma segunda placa para utilizar, caso a bicicleta com o suporte cubra a original e você não receba uma multa. Esse suporte reduz a visibilidade do motorista, então todo cuidado é pouco.
  • Suporte para estepe: esse modelo é excelente para quem utiliza estepe no carro. Apesar de ser menos seguro que os demais, o seu preço é muito acessível e ao transportar bicicleta, o suporte não atrapalha na visibilidade do motorista. Alguns dos melhores modelos são:

Suporte Thule Xpress p/ 2 Bicicletas p/ Engate

Suporte Thule Xpress
Suporte Thule Xpress

Esse modelo é ideal para bicicletas não convencionais, possui adaptador para bikes de tipo BMXs e downhill, suporta até 30 kg. Sua estrutura é totalmente feita de alumínio e tem bastante durabilidade.

A bicicleta precisa ser amarrada e presa por tiras de borrachas e fitas de segurança, ideal para modelos de veículos one kay ou estepe externo.

Transbike Porta Malas Metalini com Pulseiras e Alça

Esse modelo é ideal para quem possui bicicletas de aros 12 a 29 e sua instalação é bem simples. O suporte para bicicleta é compatível com diversos veículos, incluindo sedan, kombi, hatch, vans, entre outros. Sua estrutura é bastante resistente, e suas alças regulares, pois, são feitas de nylon e borracha, o que faz necessário verificar de tempos em tempos se a amarração da bike está segura e bem presa.

Suporte Bike Transbike de Engate Pelegrin Pel-003b

Esse modelo é perfeito para quem deseja percorrer distâncias mais longas. Muito prático, suporta até 3 bicicletas ou 45 kg, possui sistema de iluminação, acabamento resistente, trava automática que prende melhor a bicicleta, evitando possíveis quedas ao longo do caminho e ele é considerado um dos melhores
suportes para uso contínuo.

Porta Bike Teto Stark Alumínio Cinza

Esse modelo é um dos melhores para quem deseja segurança e qualidade. O suporte aguenta qualquer modelo de bicicleta que pese até 15 kg, possui trava anti-furto para um transporte ainda mais seguro, é ideal para percursos longos. Um produto feito de alumínio e que possui uma ótima resistência.

Cuidados ao escolher um transbike

Na hora da escolha, alguns cuidados e detalhes precisam ser considerados:

  • A bicicleta não pode tampar a placa traseira do veículo, ela precisa estar 100% visível, caso contrário acarretará multa;
  • Outro detalhe que provoca multa, é a sinalização do carro, que também precisa estar totalmente visível;
  • Verifique se o transbike adicionado ao seu carro, suporta peso e o tamanho da bicicleta a ser transportada;
  • Tenha bastante cuidado com os suportes instalados no vidro do veículo, pois dependendo do peso da bike, o vidro pode quebrar facilmente. Optar sempre pelos que ficam presos à lataria do carro.

Para os amantes do ciclismo e para quem utiliza a bicicleta apenas como um lazer, possuir esse acessório é de suma importância ao precisar viajar, passear ou simplesmente se deslocar de um local a outro, que seja necessário levar a bicicleta.

E as empresas cada vez mais buscam facilidades para vida desses ciclistas, não apenas em equipamentos de segurança, como na criação de bicicletas cada vez mais tecnológicas, suportes versáteis, resistentes, com modelos específicos para cada tipo de veículo, com possibilidade de transportar mais de uma bike e com maior facilidade possível, basta apenas analisar qual modelo se adequa melhor a sua necessidade.

Conteúdo patrocinado

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização