17 de junho de 2024
BMX
Foto: Marcelo Eduardo Braga / Divulgação

Classificatórias para o BMX Estilo Livre 2022 acontecem neste sábado (08/01)

28 inscritos participarão das classificatórias deste sábado, que apontarão os oito pilotos que participarão da Final no domingo, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV

Após dois dias de treinos, os pilotos que participam do BMX Estilo Livre 2022 entram neste sábado na pista do Caracas Trails, em Carapicuiba (SP), em busca das melhores notas. Os 28 inscritos participarão das classificatórias, que apontarão os oito pilotos que participarão da Final no domingo, a partir das 10 horas. Serão, na verdade, seis vagas em jogo, já que Leandro Moreira, o ‘Overall’, e Felipe Marerim, finalistas na última edição, têm vaga garantida nas descidas da final. As classificatórias começarão às 11h e terão transmissão ao vivo pelo Canal SporTV.

A primeira fase da competição reunirá todos os participantes inscritos, inclusive os pré-classificados. Isso, porque se as condições climáticas não ajudarem no domingo, valerão os resultados obtido no sábado. Cada piloto terá direito a três descidas, com o descarte da pior nota e o resultado em cima das médias das duas descidas válidas. Em caso de empate, serão considerados pelo maior número de resultados expressivos e, se mesmo assim continuarem iguais, o critério será feito pela quantidade de manobras em cada rampa.

BMX
Foto: Marcelo Eduardo Braga / Divulgação

Vale ressaltar que o Dirt Jump apresenta saltos de terra em sequência. O júri, constituído por cinco julgadores, avaliará as manobras e atribuirá uma classificação de 0 a 100 pontos a cada volta. Serão considerados parâmetros como Estilo, Perfeição de execução, Dificuldade de execução de manobras – Suavidade e fluidez nos saltos. A pontuação atribuída será́ o resultado da média da pontuação de três juízes, sendo descartadas as notas mais alta e mais baixa.

Argentino destaca nível do evento – Um dos estreantes no BMX Estilo Livre 2022 é o argentino Gabriel Chaves, vice-campeão do Toyota BMX Triple Challenge Final, em 2020, e que recentemente ficou em 11º na USA BMX The Finals UCI Men C1. O piloto destacou o bom nível técnico do evento brasileiro e a importância de representar seu país. “Incrível o que temos aqui. A pista é técnica, com salto grandes e os competidores muito fortes, o que me deixa muito ansioso para as disputas de domingo”, declara.

“O BMX está crescendo na Argentina, com a construção de mais pistas. Nossa presença aqui, além de ser um orgulho representar seu país, certamente, motivará a nova geração. Afinal, isso mostra que com o empenho é possível crescer e participar de eventos importantes como este”, encerra.

Programação

  • Sábado – Classificatórias – 12h – SporTV
  • Domingo – Final – 9h30min – Globo – Esporte Espetacular

Resultados 2021

  1. Leandro Moreira (BRA)
  2. Pat Casey (EUA)
  3. Felipe Manerim (BRA)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização