16 de junho de 2024
José Dias
José Dias à frente de Gustavo Xavier - Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

José Dias e Marcella Toldi vencem a 6ª etapa da Brasil Ride Bahia

Na penúltima etapa da ultramaratona, ciclistas competiram individualmente e, após a disputa, cada equipe tem somados os tempos dos atletas para que a média defina o tempo final

A sexta e penúltima etapa da Brasil Ride Bahia foi realizada nesta sexta-feira (12), em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. No tradicional circuito do cross-country olímpico (XCO), os ciclistas correm individualmente e, após a disputa, cada equipe tem somados os tempos dos atletas para que a média defina o tempo final. Entre os homens, a vitória foi do português José Dias, que, ao lado do holandês Hans Becking, tem grande folga na liderança. No Feminino, Marcella Toldi fez valer sua experiência para conquistar a etapa.

José Dias
José Dias passa pela arena – Foto: Mario Jordany / Brasil Ride

O pódio do Masculino na etapa teve ainda Gustavo Xavier e Alex Malacarne, que seguem firmes na briga pelo troféu de melhor dupla das Américas. Com a vitória de José Dias, a Scott Buff MTB Team aumentou em alguns segundos a folga na liderança para seus principais perseguidores, Edson Rezende e Ulan Galinski, da Caloi Henrique Avancini Racing. Agora, estão 19min48 para os jovens pupilos de Henrique Avancini.

Brasil Ride
Vista aérea da arena – Foto: Mario Jordany / Brasil Ride

“Logo após a primeira volta, Gustavo e eu abrimos uma pequena vantagem e rodamos boa parte da corrida juntos e, no final, forcei mais um pouco e consegui a vitória no individual da etapa. Estou muito contente”, disse José Dias.

“Neste sábado tentaremos ter um dia tranquilo e vamos buscar saborear ao máximo esta camiseta de líder. O objetivo é fechar com chave de ouro este ano que está sendo incrível para mim, e também para o Hans”, finalizou Dias.

Gustavo Xavier
Gustavo Xavier – Foto: Marcelo Maragni / Brasil Ride

Dupla da Specialized feliz com resultado – Gustavo e Alex mostraram nesta sexta que não sentiram o peso da estreia na ultramaratona. Após cinco dias duros, os jovens atletas da Specialized Racing BR se destacaram ao dividir o pódio com o experiente ciclista português, que há pouco mais de um mês foi bronze no Campeonato Mundial de Maratona (XCM).

“Prova bacana, comigo e o José abrindo uma distância dos demais e pedalando juntos basicamente o tempo todo. O clima nos castigou, porque estava bem quente. Nas subidas, então, ficava bem abafado para nós. Ele mereceu a vitória, mas para mim foi legal porque me senti super bem, após cinco dias. Muito feliz com o resultado, tirando um tempo dos líderes das Américas (Edson e Ulan). Ótimo dia para nossa equipe”, comentou Gustavo.

Alex Malacarne
Alex Malacarne – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

“Com certeza foi um dos cross-country olímpicos mais difíceis da minha vida, principalmente pelo falto de termos corrido cinco etapas antes, com uns 500 km nas pernas e cerca de 20h pedaladas. O José e o Gustavo abriram folga na liderança e fiz um contrarrelógio de uma hora e dez minutos, tentando buscar eles, que estavam fortes demais. Foquei em terminar, sem quebrar. Último dia vem aí, depois só festa”, destacou Alex.

Brasil Ride
Pódio feminino – Foto: Rosita Belinky / Brasil Ride

Disputa no Feminino – Embora Marcella Toldi tenha vencido o XCO, pelo quarto dia seguido as alemãs conseguiram tirar tempo da dupla líder. A diferença agora é de 3min30, pelo fato de Naima e Anna terem subido no pódio, enquanto Lutecia ficou em quarto lugar, a pouco mais de cinco atrás de Naima, terceira colocada do dia.

Marcella Toldi
Marcella Toldi – Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

“Fomos para o tudo ou nada. Iniciamos a etapa com cinco minutos de vantagem, ou seja, algo que você perde em um tombo ou em um pneu furado. Pensei em ir junto com a Lutecia, mas decidi arriscar por eu me sentir bem. Apostei que eu seria a única mulher a abrir a quarta volta, porque na largada eu vi que só eu fui forte na primeira subida. O pessoal no circuito sempre me avisava que a Anna estava perto, então fiz bastante força. Na quarta volta, estava sem água. Cheguei extremamente cansada, mas fiz tudo que deu para vencer”, comentou Toldi.

Anna Jördens
Anna Jördens – Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride

Programação ao vivo – Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:

  • Sexta – 12/11 – 19h
  • Sábado – 13/11 – 21h
Naima Diesner
Naima Diesner – Foto: Marcelo Maragni / Brasil Ride

Top 3 da etapa

Elite Masculina

# Dupla Tempo
1 José Dias (POR) 1h13min57
2 Gustavo Xavier (BRA) 1h13min58
3 Alex Malacarne (BRA) 1h14min47

Elite Feminina

# Dupla Tempo
1 Marcella Toldi 1h34min39 (4 voltas)
2 Anna Jôrdens 1h36min48 (4 voltas)
3 Naima Diesner 1h15min28 (3 voltas)

Top 5 por equipes da etapa

Elite Masculina

# Dupla Tempo
1 Gustavo Xavier (BRA) / Alex Malacarne (BRA)  1h14min23
2 Hans Becking (HOL) / José Dias (POR)  1h15min54
3 Edson Rezende (BRA) / Ulan Galinski (BRA) 1h16min45
4 Sherman Trezza (BRA) / Lukas Kaufmann (BRA)  1h18min45
5 Halysson Ferreira (BRA) /Pedro Hilo (BRA)  1h19min55

Elite Feminina

# Dupla Tempo
1 Naima Diesner (ALE) /Anna Jördens (ALE)  2h01min08
2 Marcella Toldi (BRA) / Lutecia Azevedo (BRA)  2h02min45
3 Aline Olmedo (BRA) / Lucinéia Brunetta (BRA)  3h05min23
4 Ada Pires (BRA) / Raissa Zortea (BRA)  3h12min51
5 Daniela Hackenhaar (BRA) /Jackeline Almeida (BRA)  3h46min47

Classificação geral

Elite Masculina

# Dupla Tempo
1 Hans Becking (ALE) /José Dias (POR) 19h30min25
2 Edson Rezende (BRA) / Ulan Galinski (BRA)  19h50min14
3 Gustavo Xavier (BRA) /Alex Malacarne (BRA)  19h52min01
4 Sherman Trezza (BRA) /Lukas Kaufmann (BRA)  20h00min12
5 Andrew Henriques (BRA) / Filipe Francisco (BRA)  20h26min49

Elite Feminina

# Dupla Tempo
1 Marcella Toldi (BRA) / Lutecia Azevedo (BRA)  26h23min42
2 Naima Diesner (ALE) /Anna Jördens (ALE)  26h27min12
3 Aline Olmedo (BRA) / Lucineia Brunetta (BRA)  32h02min21
4 Ada Pires (BRA) / Raissa Zortea (BRA) 36h33min43
5 Laianna Lacerda (BRA) / Natalia Radatz (BRA)  38h08min01

Próxima etapa da ultramaratona

Etapa Data Distância Altimetria Percurso
7ª etapa 13/11 46,7 km 548 metros Arraial d’Ajuda
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização