25 de fevereiro de 2024
Cervélo R5 Lamborghini Edition

Cervélo e Lamborghini lançam edição especial da bike de estrada R5

Edição especial da clássica bicicleta de estrada do fabricante canadense vem com pintura alusiva ao superesportivo mais rápido da história da Lamborghini, o Aventador Super Veloce Jota

Sinônimo de altíssimo desempenho de velocidade, a automotiva italiana Lamborghini anunciou o lançamento de uma nova série especial de bicicleta de estrada, em parceria com o fabricante canadense Cervélo.

Cervélo R5 Lamborghini Edition

Produzida em edição especial limitada apenas a 63 unidades – uma homenagem ao aniversário da escuderia italiana, criada em 1963 –, a nova Cervélo Lamborghini R5 conta com cores e grafismos alusivos ao Aventador Super Veloce Jota, o superesportivo mais rápido já criado pela Lamborghini.

Cervélo R5 Lamborghini Edition

Construída a partir do modelo de série R5, a Lamborghini R5 utiliza o mesmo quadro em fibra de carbono, com pintura especial e equipado apenas com peças componentes topo de linha de marcas genuinamente italianas, como transmissão eletrônica Campagnolo Super Record EPS, rodas de carbono Campagnolo Bora One, cockpit Deda Elementi, pneus Vittoria Corsa Pro e selim Fizik Aliante.

Cervélo R5 Lamborghini Edition

Disponível apenas por encomenda através dos distribuidores da Cervélo, a série especial Lamborghini R5 será comercializada pela ‘bagatela’ de 18 mil dólares – cerca de 95 mil reais –, mais impostos e frete.

Cervélo R5 Lamborghini Edition

Parceria de sucesso – Esta não é a primeira vez que a automotiva italiana se associa à Cervélo para lançar bikes exclusivas. Em 2018, as marcas apresentaram uma edição especial, limitada a apenas 25 exemplares, da bicicleta de triathlon P5x Limited Edition, com pintura e grafismo especiais alusivos ao Lamborghini Urus.

Diferente do modelo P5x de série – equipada com transmissão eletrônica SRAM Red eTap -, a Limited Edition é equipada com grupo transmissor eletrônico Shimano Dura Ace Di2, freios a disco hidráulicos do mesmo grupo, rodas em carbono Enve e componentes customizados com a assinatura da Lamborghini.

Lamborghini Aventador SVJ
Lamborghini Aventador SVJ

Aventador SVJ: o Lamborghini mais rápido da história

Apresentado ao público pela primeira vez em 2018, o Aventador Super Veloce Jota (SVJ) foi pensado desde seus primeiros esboços para cumprir uma missão nada fácil: ser o superesportivo mais rápido já criado pela Lamborghini.

Equipado com um motor V12 aspirado de 6.5 cilindradas, capaz de gerar 780 cv (770 hp) a 8.500 rpm, bólido da escuderia italiana é capaz de atingir a velocidade máxima de 350km/h. Sua aceleração não é menos impressionante: o superesportivo da Lamborghini vai de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, alcançando 200 km/h após 8,6 segundos com o pé no fundo do acelerador.

O segredo do SVJ está em sua aerodinâmica ativa, batizada de Aerodinamica Lamborghini Attiva 2.0 (ALA 2.0). Com um desenho diferenciado para as tomadas e ar e dutos e abas aerodinâmicas frontais e traseiras, que são ativadas automaticamente em menos de 500 milissegundos, para garantir o melhor setup aerodinâmico de acordo com a situação de pilotagem, priorizando um maior apoio aerodinâmico ou um menor arrasto.

O primeiro setup é ideal tanto curvas de alta velocidade quanto para auxiliar nas frenagens. Já o segundo entra em cena em fortes acelerações e é providencial para alcançar a velocidade máxima, de 350 km/h.

Quando o sistema não está ativado, as abas ativas estão fechadas para gerar apoio aerodinâmico. Neste momento o aerofólio gera o máximo de força vertical possível, grudando o carro no asfalto.

Graças a esta tecnologia, o SVJ é o atual detentor do recorde de velocidade de carros de produção no lendário circuito de Nurburgring Nordschleife, cravando o tempo de 6min44s97 e tomando o lugar do Porsche 911 GT2 RS.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização