26 de fevereiro de 2024
Bike Vitória
Foto: André Sobral / Prefeitura de Vitória

Sistema de bicicletas compartilhadas volta a funcionar em Vitória (ES)

Segundo avaliação da prefeitura da capital capixaba, bicicletas contribuirão para reduzir a quantidade de passageiros nos ônibus, ajudando assim a manter o isolamento social na cidade

Para reduzir a quantidade de passageiros nos ônibus e contribuir para manter o isolamento social na cidade de Vitória (ES), o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Vitória voltará a funcionar nesta segunda-feira (13). Segundo avaliação da Prefeitura, a reativação do serviço estimulará as pessoas a usá-las como meio de transporte para o trabalho e as atividades essenciais durante a pandemia do coronavírus.

As bikes poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 7 às 13 horas.

“O isolamento social ainda é necessário. Avaliamos que, neste momento, as bikes podem ajudar quem tem necessidade de se deslocar pela cidade”

“O isolamento social ainda é necessário. Avaliamos que, neste momento, as bikes podem ajudar quem tem necessidade de se deslocar pela cidade”, destacou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel.

Atenção – A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, disse que a expectativa é que a população volte a usar as bicicletas como importante meio de transporte alternativo e sustentável. “A interrupção do Bike Vitória foi necessária e sua volta deverá ser retomada com o dobro de atenção e reforço da higiene”, destacou.

Segundo a secretária, os usuários do Bike Vitória deverão evitar aglomerações e procurar se locomover mantendo o distanciamento. “Agora, em tempos de pandemia, a atenção às regras deve ter uma importância ainda maior”, frisou Cátia.

Higiene – De acordo com a Prefeitura de Vitória, a higienização e a manutenção das estações serão reforçadas por técnicos da empresa, que farão o trabalho de manutenção dos equipamentos e das bicicletas pelo menos três vezes ao dia. Os ciclistas também deverão fazer uso de máscaras e do álcool em gel para maior proteção.

Bike Vitória
Foto: Leonardo Silveira / Prefeitura de Vitória

Créditos – Todos aqueles usuários que possuíam passes diários, mensais ou anuais ativos e com saldo no dia em que o serviço foi interrompido – 23 de março – poderão usá-los normalmente.

A exceção será para os usuários que já pediram os créditos de volta e a empresa ressarciu. “Não haverá perda para aqueles cadastrados que já possuíam seus passes e deixaram armazenados porque o saldo do valor e do tempo já contratado serão reativados”, destacou o subsecretário de Transportes, José Eduardo de Souza Oliveira.

Os usuários do Bike Vitória que precisarem tirar dúvidas ou quiserem mais informações podem entrar em contato pelo telefone 4003-4704.

Desconto para profissionais de saúde – Profissionais da área de saúde terão desconto de 20% na compra dos passes mensais. A redução do valor será válido por dois meses. Os interessados deverão fazer o cadastro na Prefeitura para validação, a partir do e-mail bikevitoria@vitoria.es.gov.br. Posteriormente, a empresa que administra o sistema fará a liberação.

“Profissionais da área de saúde, ainda mais requisitados neste tempo de pandemia, terão desconto especial. É uma maneira de reconhecimento e incentivo a diversos profissionais que estão na linha de frente num momento tão delicado que vivenciamos”, disse a secretária Ana Elisa.

Serviço – Atualmente, Vitória conta com 33 estações do Bike Vitória, nas quais são disponibilizadas um total de 330 bicicletas.

Fonte: Prefeitura de Vitória, por Fabrício Faustini, com edição de Matheus Thebaldi

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização