28 de fevereiro de 2024
Babetto BBT-0003
Feramenta é utilizada para desacoplar o damper de garfos de suspensão da marca Fox - Foto: André Ramos / MTB Brasília

Review: Ferramenta para desacoplar hastes de suspensão Babetto Tools BBT-0003

Compatível com garfos de suspensão Fox, ferramenta da marca brasileira possibilita uma desmontagem sem risco de danos e custa menos de um terço do valor da similar importada

Com diversas ferramentas para bicicletas em seu catálogo, o fabricante brasileiro Babetto Tools disponibiliza uma série de soluções para a manutenção específica de componentes como amortecedores e garfos de suspensão. Entre as ferramentas constantes em seu catálogo, tivemos a oportunidade de testar a BBT-0003, utilizada na operação de desacoplamento do damper dos garfos de suspensão Fox com hastes de 32mm.

Babetto BBT-0003
Babetto BBT-0003 – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Marca nacional – Encontrar ferramental específico para a manutenção de garfos de suspensão no Brasil é quase que como procurar água no deserto. Além da rara oferta no mercado nacional, quando são encontradas, as ferramentas quase sempre vem acompanhadas de preços elevados.

Felizmente, alguns fabricantes nacionais tiveram a visão de se dedicar a esse nicho de mercado, como é o caso da Babetto Tools, criada em São Paulo há três anos pelo empresário Ricardo Babetto, especialista em usinagem de metais. Desde então, a marca vem se dedicando com sucesso ao desenvolvimento de ferramentas que aliam qualidade a um preço justo.

“Criei a Babetto Tools em um pequeno espaço de 16 m² na minha casa e por enquanto trabalho sozinho. comecei trabalhando só por meio período porque fazia dupla jornada, ficava 1/2 tempo na empresa como empregado e 1/2 tempo na empresa. Esse é o primeiro ano que estou na Babetto Tools em tempo integral”, diz Ricardo.

A ferramenta

Construída em aço SAE1045 com acabamento oxidado negro (o exemplar testado veio com acabamento cromado), a ferramenta Babetto BBT-0003 é utilizada para desacoplar o damper dos garfos de suspensão Fox com hastes de 32mm, bem como para desacoplar o cartucho de ar dos modelos da marca com hastes de 32, 34, 36 e 40mm.

Babetto BBT-0003

A ferramenta assemelha-se ao modelo 398-00-681, original da Fox, onde uma haste com uma das extremidades contém uma rosca que é conectada ao parafuso de fixação da haste (stanchion). Em sua outra extremidade, uma base achatada serve como base para receber uma pancada de um martelo, desacoplando assim o conjunto.

A Babetto comercializa também a ferramenta BBT-0004, de funcionamento similar, mas para utilização em garfos da marca Rock Shox.

Custo x benefício

Praticamente indistinguível do modelo original importado – tanto na aparência quanto no funcionamento – a ferramenta da Babetto ajusta-se facilmente ao parafuso da haste, de forma segura e precisa, permitindo uma pancada sem riscos de dano ao mecanismo do garfo.

Babetto BBT-0003
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Por outro lado, o preço da BBT-0003 não reserva nenhuma similaridade: comercializada ao preço de 118 reais no momento do fechamento desta edição, a ferramenta chega a custar um terço do valor do modelo da Fox.

Ferramenta para desacoplar damper Babetto Tools BBT-0003

Construção e acabamento
Eficiência e facilidade de uso
Custo x benefício

Ótimo

Alternativa de alta qualidade aos caríssimos similares importados

Conclusão

A Babetto Tools está de parabéns ao produzir uma ferramenta de uso específica com o mesmo nível de qualidade dos similares importados, reunindo bom acabamento, eficiência no uso e o melhor: preço altamente competitivo. Não vejo a hora de experimentar as demais ferramentas da marca!

Pontos positivos

  • Fácil utilização;
  • Reduz o risco de danos ao mecanismo do damper;
  • Muito mais barato que os similares importados.

Pontos negativos

  • Devido à demanda, nem sempre é encontrado para pronta entrega.

Preço e disponibilidade – Comercializada diretamente pelo fabricante através do Mercado Livre, a ferramenta Babetto BBT-0003 pode ser adquirida ao preço médio de 118 reais.

“Ainda não possuímos um canal próprio de venda, o que tenho em estoque coloco no Mercado Livre para os clientes que entram em contato comigo ou fabrico por encomenda”, informa Ricardo Babetto.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização