29 de fevereiro de 2024
Londres

Londres aposta nas ciclovias para facilitar a mobilidade com distanciamento

Capital britânica deverá multiplicar por dez o número de ciclovias para facilitar os deslocamentos sem abrir mão do distanciamento físico imposto pelo Covid-19

Uma das maiores capitais da Europa, Londres passa a contar com uma série de medidas para facilitar o deslocamento de seus moradores ao mesmo tempo em que mantêm o distanciamento físico contra a propagação do Covid-19. De acordo com anunciado pelo prefeito Sadiq Khan ontem (06/05), diversas ruas da cidade serão revitalizadas com calçadas mais amplas para pedestres e a implementação de mais ciclovias.

De acordo com Khan, as medidas pretendem evitar que os transportes públicos fiquem sobrecarregados no momento de retorno dos londrinos ao trabalho, além de promover alternativas às poluentes viagens de automóveis.

As mudanças poderão multiplicar por 10 o número de quilômetros percorridos de bicicleta e por cinco a área para caminhadas após o fim do confinamento, segundo estimativas da prefeitura e da autoridade de transporte londrina.

Para viabilizar a ideia, Londres contará com uma nova rede temporária de ciclovias, seguindo o exemplo de cidades como Berlim e Nova York, que já modificaram suas ruas para facilitar os deslocamentos por meio da bicicleta.

Além disso, as calçadas serão ampliadas nas ruas comerciais, de forma permitir que as pessoas respeitem uma distância de segurança durante suas caminhadas ou nas filas das entradas das lojas. Para permitir as mudanças, estacionamentos e faixas de carros serão realocadas.

“Com o coronavírus, a capacidade de nosso transporte público tornou-se consideravelmente reduzida devido aos enormes desafios que enfrentamos em termos de distanciamento social”, afirmou o trabalhista Khan.

O prefeito aproveitou para pedir aos que podem trabalhar de casa que prossigam com a medida, destacando que deseja ajudar aqueles que precisam se deslocar até o local de trabalho”.

Khan também quer permitir “aos muitos londrinos que redescobriram a alegria de caminhar ou viajar de bike durante o confinamento”, mas que façam isto com toda segurança.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização