30 de abril de 2024
Safe Plug S-Tres
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Safe Plug, uma maneira fácil e prática de se reparar pneus tubeless

Acessório da brasileira Session foi projetado para ficar oculto dentro do guidão quando não utilizado e pode reparar em poucos segundos furos de até 8mm

Especialista em acessórios e componentes para bicicletas, a Session Brasil disponibiliza no mercado o kit de reparos S-Tres Safe Plug, desenvolvido especialmente para o uso em pneus tubeless, cujo destaque é ficar armazenado na própria bicicleta, sem ocupar espaço e sem acrescentar peso significativo.

Session S-Tres Safe Plug
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Todo ciclista entusiasta conhece ou já ouviu falar das inúmeras vantagens do uso de sistemas de pneus sem câmara da ar, conhecidos como tubeless. Maior tração, baixo peso rotacional, maior conforto e, principalmente, menor ocorrência de furos, são seus maiores atrativos, mas mesmo esta tecnologia não está 100% imune à perfurações.

Quando ocorre uma perfuração maior que 2mm, pode ocorrer que o líquido selante no interior do pneu não consiga vedar o furo. 

Para resolver isto, reparos do tipo ‘macarrão’, aplicados ao furo para vedá-los, são de longe uma solução mais rápida e prática do que a alternativa de desmontar o pneu e instalar uma câmara de ar convencional.

Tecnologia herdada dos reparos de pneus automotivos sem câmara, os reparos tipo macarrão nada mais são do que pedaços de barbante envoltos em borracha não vulcanizada, que são aplicados na perfuração com o auxílio de uma agulha especial, funcionando como uma espécie e rolha, reduzindo o diâmetro do furo e permitindo que o selante vede o vazamento.

Apresentação

Desenvolvida para ser instalado no interior do guidão da bike, o Safe Plug é composto por uma agulha aplicadora, cujo cabo feito de borracha funciona como tampa da manopla, ocultando a ferramenta quando não está sendo utilizada. Cada kit é composto por duas agulhas, uma para utilização em furos pequenos e outra, de maiores dimensões, para perfurações de até 8mm. Além das ferramentas, cada kit contém 10 macarrões de tamanhos distintos.

Session S-Tres Safe Plug

O Safe Plug é compatível com guidões de bicicletas de estrada, mountain bike e urbanas, cujo diâmetro interno seja de aproximadamente 19mm.

De acordo com informações do fabricante, o par de aplicadores Safe Plug pesa apenas 30 gramas. Na balança, constatei um peso ainda menor: 27 gramas, incluindo um reparo pra cada agulha.

Session S-Tres Safe Plug
O kit completo é bastante leve – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Fácil utilização – O princípio de funcionamento do kit Safe Plug consiste na inserção dos macarrões de borracha dentro do furo do pneu, com o auxílio da agulha de inserção cuja ponta, em forma de forquilha, segura o reparo. Ao inserir o macarrão, deve-se ter o cuidado de deixar suas pontas para fora do pneu, de forma que o reparo não caia para dentro do pneu enquanto o selante não o veda.

Session S-Tres Safe Plug
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Caso necessário, o excesso do reparo pode ser cortado algumas horas depois com uma tesoura ou lâmina afiada.

O Teste

Tive a oportunidade de utilizar o kit de reparos Safe Plug em três situações distintas, duas em perfurações de grande diâmetro e em um furo que, apesar de pequeno, se recusou a ser vedado pelo selante. Em todas as situações, utilizei os excelentes pneus Kenda Saber Pro 2.4″ e Kenda Regolith Pro SCT 2.2″, com selantes das marcas Bontrager e Continental.

A bike utilizada foi a Oggi Cattura Pro XT, equipada com guidão Race Face Aeffect, de 35 x 740mm, que acomodou facilmente as ferramentas em suas extremidades, embora para retirá-las foi necessário um pouco de esforço.

Session S-Tres Safe Plug
Cada agulha possui um tamanho diferente, para uso em perfurações pequenas e grandes – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O ideal para a armazenagem do kit é já deixá-lo preparado para o uso, como na foto acima. Assim, antes de instalar as ferramentas, prendi na forquilha de cada uma um macarrão (um de menor diâmetro para a agulha menor e outro, oversized, para a agulha maior).

Em quase todas as situações, o kit funcionou como o previsto: a agulha penetrou facilmente no furo, inserindo o macarrão de forma apropriada. Apenas uma vez, como erro de principiante, deixei que o macarrão penetrasse totalmente no furo, sendo ‘engolido’ pelo pneu e se perdendo em seu interior. Falha minha assumida, não cometi mais esse erro bobo.

Mesmo em furos de difícil reparo, como o que ocorreu na parede lateral do Saber Pro – local onde quase sempre os selantes falham na vedação –, o providencial reparo da Session me salvou do prego (literalmente!).

Kit de reparos para pneus tubeless S-Tres Safe Plug

Facilidade de uso
Eficiência na vedação do furo
Peso
Custo x Benefício

Excelente

Conclusão

Desde que recebi o produto e tive a oportunidade de comprovar sua funcionalidade, nunca mais deixei de usá-lo em minha bike. Sem dúvida, uma excelente opção em kit de reparo para sistemas tubeless.

Preço e disponibilidade – Distribuído em todo o país pela Session Brasil, o kit de reparos S-Tres Safe Plug pode ser adquirido ao preço sugerido de 80 reais (kit com dois aplicadores, cinco reparos de tamanho pequeno e cinco grandes).

Pontos positivos

  • Fácil de utilizar;
  • Rápido na vedação do furo;
  • Leve;
  • Fica totalmente escondido quanto não está em uso;
  • corpo em borracha protege as manoplas do guidão.

Pontos negativos

  • Pode ser de difícil remoção em alguns guidões.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização