30 de abril de 2024
Nomad Safe Stash
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Nomad Safe Stash: Um esconderijo secreto em sua bicicleta

Acessório da Nomad Sports transforma espaço ocioso da bike em local para armazenagem de pertences e acessórios

Especialista em acessórios e vestuário para bicicletas e ciclistas, a Nomad Sports tem se destacado no cenário graças a uma série de produtos de design elegante, minimalista e funcional. Entre seus últimos lançamentos, destaca-se uma curiosa solução em armazenagem denominada Safe Stash.

Nomad Safe Stash

Composto por um ‘sanduíche’ de placas de alumínio com um anel de borracha mantidos unidos por um parafuso ajustável em aço, o acessório da Nomad funciona como uma tampa de rolha para o orifício inferior da espiga do garfo de suspensão da bicicleta, permitindo utilizar aquele espaço normalmente ocioso como um local ‘secreto’ para armazenagem de objetos.

Nomad Safe Stash
Ao ser comprimido pelas placas, o anel de borracha expande lateralmente, fechando hermeticamente a abertura – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Seu princípio de funcionamento é tão simples quanto eficiente: uma vez colocado na abertura da espiga, basta apertar o parafuso com as mãos para que as placas de alumínio comprimam longitudinalmente o anel de borracha, fazendo com que o mesmo se expanda lateralmente, vedando o orifício como uma tampa hermética. Além de firme, o acoplamento impede a entrada de água e sujeira, transformando o local em um espaço de armazenagem para objetos como dinheiro, chaves, mini ferramentas, kit de reparo de pneus etc.

Nomad Safe Stash
O Nomad Safe Stash funciona como uma tampa, transformando a espiga da suspensão em compartimento para objetos – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Compatível apenas com espigas do tipo cônicas (tapered), o plugue Nomad Safe Stash é oferecido em duas opções de cores (preto e dourado) e pesa 22 gramas.

O teste

Para a análise do produto, instalei o Nomad Safe Stash em nossa bike de testes, uma Oggi Cattura Pro equipada com garfo de suspensão RockShox SID RLC, com espiga de 22cm de altura. Na prática, o espaço útil interior é de apenas 18,5cm, já que sua parte superior é ocupada pela aranha da caixa de direção.

Resistência à água e à sujeira – Desde o início do ano, o que não tem faltado em Brasília é chuva e trilhas enlameadas, o cenário perfeito para testar a estanqueidade da Safe Stash, que mesmo sob temporais medonhos e poças de água em profusão manteve o interior da espiga seco.

É bom lembrar entretanto que a capacidade de se manter estanque da espiga não depende apenas do Safe Stash, já que á água pode entrar também por cima, através do orifício do parafuso da tampa da caixa de direção. 

Segurança – Uma das minhas preocupações iniciais foi sobre se a tampa não poderia cair com o excesso de vibração do garfo nas trilhas. Em momento nenhum isto ocorreu, mesmo quando coloquei no interior da espiga uma mini ferramenta mais pesada que as comumente encontradas no mercado. Como resultado, a ferramenta chacoalhou um bocado, produziu um barulho tão irritante quanto desconsertante, mas não forçou a tampa e nem caiu.

Utilidade prática – É onde entra a questão do custo x benefício. Comercializado ao preço de 84 reais no site da Nomad, o Safe Stash não é um acessório caro, mas também não é uma pechincha. Portanto fica a questão: o quanto útil ele é?

Na prática, são bem poucos os objetos que podem ser facilmente acondicionados no interior da espiga. Ferramentas compactas, espátulas para pneus, cilindro de CO2, dinheiro (cartão de crédito, nem pensar!) estão entre eles. Não há espaço para câmara de ar, bomba de ar, ou para um kit de ferramentas mais volumoso, o que na prática inviabiliza dispensar outros meios de armazenagem como bolsas e mochilas.

Outro problema é a questão do barulho. Dependendo do objeto armazenado, a espiga do garfo poderá se transformar em uma fonte de ruídos em sua bicicleta, algo nada desejável.

Um possível uso para o espaço criado pelo Safe Stash seria ocultar aparelhos anti-furto com rastreadores por satélite, como o Sherlock

Conclusão

Apesar de resultar em um espaço com reduzida capacidade de armazenagem, o Nomad Safe Stash pode ser interessante para o ciclista que precisa armazenar objetos de pequeno volume em um espaço pouco visado, discreto e seguro.

Nomad Safe Stash

Facilidade de uso
Peso
Resistência á água
Capacidade de carga
Custo x Benefício

Bom

Acessório da brasileira Nomad Sports transforma o espaço ocioso do interior da espiga do garfo em local de armazenagem de pequenos objetos

Preço e disponibilidade – O plugue Safe Stash pode ser adquirido diretamente no website da Nomad ou em lojas autorizadas em todo o Brasil, ao preço de 84 reais, mais frete.

Pontos positivos

  • Fácil de usar;
  • Seguro;
  • Oferece uma possibilidade de armazenagem de objetos em um local discreto;
  • Protege o interior da espiga contra água e sujeira;
  • Leve.

Pontos negativos

  • Espaço de armazenagem limitado;
  • Objetos armazenados no interior da espiga podem produzir barulho

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização