2 de março de 2024
Ford
Foto: Divulgação / Ford Europe

Ford cria jaqueta para ciclistas com tela de emojis

Objetivo, segundo a marca automotiva, é facilitar a comunicação entre ciclistas e motoristas, através de símbolos facilmente identificáveis à distância

A divisão europeia do fabricante de automóveis Ford apresentou nesta quinta-feira (06/02) um protótipo de jaqueta para ciclistas que conta com um painel de LCD em sua parte posterior, cujo objetivo é exibir emojis para facilitar a comunicação com os motoristas.

Através de um controle remoto sem fio localizado no guidão da bicicleta, é possível exibir individualmente até seis emojis e símbolos pré-carregados na memória do sistema eletrônico da jaqueta, que podem ser utilizados para sinalizar uma conversão ou parada, demonstrar as emoções do momento ou simplesmente para aumentar a visibilidade do ciclista no caótico trânsito das grandes cidades. No atual protótipo, os pictogramas disponíveis são:

  • Emojis: 🙂☹️😐
  • Setas: ⬅️➡️ 
  • Sinal de alerta: ⚠︎

A criação e desenvolvimento da jaqueta da Ford faz parte da campanha Share The Road (Compartilhe a Estrada, em português), que desenvolve e incentive o uso de tecnologias que promovam uma maior segurança no trânsito e uma coexistência pacífica entre diferentes modais de transporte.

É possível exibir até seis símbolos individualmente – Foto: Divulgação / Ford Europe

Para o Dr. Neil Cohn, professor do Departamento de Comunicação e Percepção da Universidade de Tilburg, nos Países Baixos, o uso dos emojis como elemento de comunicação no trânsito traz inúmeras vantagens sobre outros símbolos:

“Os emojis são hoje parte fundamental de como utilizamos nossa linguagem. Sejam utilizados para simular expressões faciais, humor ou sarcasmo, eles tornaram-se parte integral de nossa capacidade de expressar nossos sentimentos de forma rápida e universal. Esta jaqueta, criada em parceria com a Ford e a campanha Share The Road permitirá aos ciclistas expressar seus sentimentos e criar um importante elo emocional entre eles e os outros usuários das ruas, como motoristas e pedestres”, afirma.

Ford
O controle remoto da tela fica localizado no guidão da bike – Foto: Divulgação / Ford Europe

Ainda em fase de protótipo, a jaqueta emoji da Ford não tem previsão de comercialização.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização