4 de março de 2024
DT Swiss D 232 ONE

DT Swiss entra no mercado de canotes telescópicos

Com apenas 369 gramas de peso total, novo canote retrátil de selim DT Swiss D 232 ONE é um dos modelos mais leves do mercado

A marca europeia DT Swiss anunciou o lançamento de seu primeiro modelo de canote telescópico de selim para bicicletas, cujos principais diferenciais são o baixo peso e seu acionamento ‘invertido’.

Destinado ao uso em percursos de XC e Marathon de alto grau técnico, o novo canote DT Swiss D 232 ONE possui 60mm de curso e destaca pelo design de acionamento inverso, onde sua parte superior é que desliza sobre o stanchion do canote, ao contrário dos modelos convencionais, onde a parte retrátil do canote penetra no interior do quadro da bike durante o acionamento. A solução encontrada pelo fabricante suíço não apenas permite um maior escoamento do barro e outros contaminantes externos como também facilita a manutenção, que pode ser realizada inclusive sem sua remoção do quadro.

DT Swiss D 232 ONE

Peso-pluma – Graças a tecnologia empregada e ao emprego de materiais nobres em sua construção, como a fibra de carbono, o novo canote D 232 ONE é um dos mais leves do mercado, com apenas 369 gramas de peso final. Como comparação, seu concorrente direto, o RockShox Reverb AXS, pesa 650 gramas. 

Tecnologia minimalista – Com acionamento remoto via acionamento remoto mecânico (cabo de aço), o canote da DT Swiss utiliza uma tecnologia extremamente minimalista para garantir um funcionamento descomplicado, suave e livre de falhas. 

Ao contrário dos canotes telescópicos que utilizam molas pneumáticas (cartucho de ar comprimido), o D 232 ONE conta com uma mola helicoidal em aço especial. A solução encontrada não apenas reduz o peso final, mas também facilita a manutenção.

A parte superior do canote desliza suavemente pelo stanchion graças a uma série de buchas plásticas e um rolamento de esferas sobre a mola, minimizando a ocorrência de jogo lateral e folgas desagradáveis.

O cabo de aço utilizado no controle remoto é facilmente fixado ao canote por meio de um sistema de engate rápido. 

Manutenção descomplicada – De acordo com a DT Swiss, a manutenção do novo canote é a mais fácil da categoria, dispensando inclusive o uso de ferramentas. Basta desatarraxar a rosca de fixação da parte superior do canote para desmontar o sistema. Após a abertura, basta limpar e lubrificar corretamente o mecanismo interno, operação que não leva mais do que cinco minutos.

Preço e disponibilidade – Disponível nas medidas 7.2, 30.9 e 31.6mm de diâmetro, o novo canote telescópico DT Swiss D 232 ONE deverá desembarcar nas lojas de todo o mundo ainda no primeiro semestre de 2020, ao preço médio de 566 dólares.

Especificações técnicas

Curso 60mm
Diâmetros disponíveis 27.2, 30.9 e 31.6mm
Offset 0mm
Comprimento total 400 mm
Extensão mínima 210 mm
Extensão máxima 310 mm
Inserção mínima 90 mm
Inserção máxima 190 mm
Engate do selim Carbono
Tubo do canote Carbono
Tecnologia de acionamento Mecânica
Roteamento do comando remoto Interno ao quadro
Manutenção Tool Free
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização