1 de março de 2024
Ciclovia na Avenida Paulista
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Municípios discutem ações para o Programa Bicicleta Brasil

Reunião entre a Confederação Nacional de Municípios e o Grupo Gestor do programa visa buscar soluções para os problemas que dificultam o uso da bike como meio de transporte

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram no dia 16 de janeiro da primeira reunião com o Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta, que coordena o Programa Bicicleta Brasil.

Programa Bicicleta Brasil
Malha cicloviária total do país é desconhecida. Na cidade de São Paulo, há cerca de 500 quilômetros de vias próprias para o ciclismo – Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Nesse primeiro encontro de 2020, os participantes discutiram a árvore de problemas, elaborada durante reunião anterior, ocorrida em outubro do ano passado, cujo foco está na identificação das dificuldades. A ideia é buscar soluções para os problemas, separadas por eixos, a fim de possibilitar a implementação da política pública e subsidiar o Programa, de caráter nacional.

Foto: Fábio Arantes / Secom

Dentre os eixos debatidos, estão elencadas as seguintes problemáticas para a bicicleta como meio de transporte:

  1. A percepção de insegurança no uso da bicicleta pelo usuário e os aspectos urbanos que reforçam o medo de utilizar a bicicleta como transporte;
  2. Desconhecimento dos benefícios do uso da bicicleta por parte de diversos atores envolvidos ou não no tema diretamente, mas que facilitariam o apoio ou incentivariam a publicidade para fomentar o uso;
  3. Infraestrutura viária inadequada para o uso da bicicleta, com dificuldade dos municípios em acessar recursos e dados para elaboração de projetos de infraestrutura;
  4. Imagem negativa por parte da sociedade, o que desfavorece o uso da bicicleta como meio de transporte;
  5. Bicicletas com qualidade insuficiente para uso diário;
  6. Baixo engajamento do poder público para priorizar o uso da bicicleta como meio de transporte – os órgãos de trânsito não a consideram no planejamento e na implementação das ações e políticas;
  7. Cidades pouco planejadas para favorecer o uso da bicicleta.

Após o fechamento da reunião, os próximos passos serão detalhar das demandas e necessidades dos municípios, alinhadas com o porte e limitações, além de listar as legislações que possam ser aprimoradas e fontes de recursos adicionais.

Com informações da Agência CNM de Notícias

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização