12 de junho de 2024
Festka Spectre Porcelain

Festka Spectre Porcelain, uma obra de arte em carbono, ouro 24k e porcelana

Personalizada especialmente para um colecionador tailandês, bike de estrada de 35 mil dólares foi pintada a mão para simular uma peça de porcelana no estilo dos azulejos portugueses

Especialista na produção de bicicletas hi-end feitas artesanalmente, a empresa tcheca Festka apresentou esta semana um dos seus mais belos trabalhos já realizados. Trata-se de uma bicicleta de estrada cujo quadro foi totalmente pintado a mão em azul cobalto e folhas de ouro 24 quilates, simulando uma peça de porcelana.

Criada especialmente para um ciclista e colecionador tailandês de peças de porcelana, a Festka Spectre Porcelain é um exemplar único, totalmente pintado a mão pelo artista plástico tcheco Michal Bačák, que mesclou a arte dos azulejos coloniais portugueses com o Churchill Blue Willow (utilizado nas porcelanas inglesas do século XVIII) para ilustrar a história da vida do seu proprietário.

Festka Spectre Porcelain

O processo teve início a partir de um quadro pintado com uma base especial em porcelana líquida na cor branca, que foi preenchido em cada detalhe na cor azul cobalto, com aplicações de folhas de ouro 24k. Cada elemento ilustrado incorpora algum aspecto ou marco especial da vida de seus dono, como o nome de seus filhos, viagens e, claro, suas pedaladas.

Festka Spectre Porcelain

Além do quadro, outros componentes também foram personalizados, como o garfo, a mesa do guidão e o selim da bicicleta. Mesmo a logo do grupo transmissor estampada no pedivela sofreu alterações, tendo sua cor original vermelha substituída pela branca, de forma harmonizar com resto da bike.

Festka Spectre Porcelain

Configuração topo de linha – Apesar de seu aspecto frágil como uma porcelana rara, a Festka Spectre Porcelain é uma bike com configuração para encarar qualquer pódio de prova de estrada. Além de seu resistente quadro em fibra de carbono de apenas 900 gramas, a bicicleta vem equipada com uma configuração topo de linha, que inclui grupo transmissor SRAM Red AXS eTap wireless, de 2×12 velocidades, rodas de carbono Lightweight Fernweg com rolamentos de cerâmica, freios Cane Creek eeBrakes e caixa de direção Chris King, entre outros componentes.

Festka Spectre Porcelain

Preço para poucos – Embora não tenha atingido nenhum recorde de bicicleta mais cara do mundo, a Festka Spectre Porcelain é um sonho de consumo para poucos. Com todos os custos envolvidos, incluindo configurações de componentes, pintura personalizada etc., a bike foi comercializada por 35 mil dólares, valor próximo ao praticado pela Bugatti PG, produzida pela marca automotiva italiana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização