2 de março de 2024
Speednite

Speednite, a mesa de guidão que integra ciclocomputador e sistema de iluminação

Equipado com conectividade Bluetooth, avanço de guidão conta com farol de 800 lumens e sensores de movimento para acionar automaticamente luzes de direção e de freio

Uma pequena empresa de Hong Kong lançou esta semana uma campanha de financiamento coletivo para a produção de um novo modelo de avanço para guidões de bicicleta que integra em um só equipamento ciclocomputador e farol de alto desempenho, além de controlar remotamente um sistema de iluminação de segurança composto por LEDs e feixe de laser.

Desenvolvida pela Mega Unit Technology Ltd., uma startup familiar criada por três engenheiros eletrônicos amantes do ciclismo, a mesa Speednite conta com um ciclocomputador integrado, capaz de fornecer informações como velocidade e distância percorrida, entre outras. Graças a sua conectividade Bluetooth, é possível ainda parear o dispositivo com sensores de cadência e de monitoramento cardíaco de terceiros, bem como utilizar o GPS do smartphone do ciclista através de um aplicativo para traçar as rotas da pedalada e sincronizá-las com o Strava.

Speednite
O Speednite é compatível com acessórios Bluetooth como sensores de movimento, de velocidade, cadência e de monitoramento cardíaco

Farol de alta potência – Em sua parte frontal, o Speednite conta com um poderoso farol de 800 lumens, alimentado por uma bateria recarregável de 3000nAh, capaz de prover uma autonomia de até 30 horas de uso. Seu facho pode ser regulado em até 90º, de forma manual ou inteligente, através de um sensor de movimento Bluetooth instalado no capacete.

Speednite
A luz frontal pode ter a direção do foco ajustado de forma manual ou automaticamente

O farol conta com quatro modos de operação (Alto, Médio, Flash rápido e Flash lento), controlados por botões físicos ou através de um aplicativo para smartphones Android ou iOS.

Speednite
Através de um aplicativo para Smartphone, é possível ampliar os recursos da mesa Speednite

Segurança – A mesa Speednite controla remotamente uma luz traseira de segurança com um conjunto de LEDs horizontais e dois feixes verticais a laser, capazes de indicar com grande visibilidade a direção que o ciclista irá tomar.

Speednite
Feixes a laser projetados no solo funcionam como uma ciclofaixa virtual, aumentando a visibilidade do ciclista

Assim como o farol, as luzes de segurança traseiras podem ser controladas de forma automática – via sensor de capacete –, ou por meio de um controle remoto sem fio instalado no guidão. A intermitência do pisca-pisca pode ser ajustada através do aplicativo do smartphone.

Speednite
A mesa Speednite controla remotamente uma luz traseira de segurança com um conjunto de LEDs horizontais e dois feixes verticais a laser

Outra função interessante do sensor de capacete é o SOS Alert. Em caso de queda ou colisão, o sensor de movimento instalado no capacete liga automaticamente as luzes do sistema em modo intermitente, ao mesmo tempo que o aplicativo envia uma mensagem SMS para um contato de emergência previamente configurado.

Speednite
A mesa Speednite integra um ciclocomputador e farol de alta potência

Resistência – De acordo com o fabricante, o avanço de guidão Speednite conta com o índice de proteção IP65, o que o torna resistente à chuva forte e poeira.

Compatibilidade, peso e preço – Compatível com a maioria das bicicletas disponíveis no mercado, a mesa Speednite funciona com guidões de diâmetro entre 25,4 (mediante adaptadores inclusos) e 31,8mm. Em um primeiro momento, a mesa será comercializada no tamanho único de 90mm, com o peso total de 446 gramas.

Speednite
A mesa Speednite é compatível com a maioria das bikes disponíveis no mercado

Disponível no momento apenas através do regime de pré-venda através do site de financiamento coletivo Indiegogo, o Speednite está sendo comercializada ao preço de 129 dólares (cerca de 540 reais) o kit com a mesa, sensor de movimento para capacete, controle remoto de guidão, luz traseira e espaçadores de instalação. De acordo com seus desenvolvedores, a entrega do produto está programada para janeiro de 2020.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização