Leve e veloz, e-Bike Cannondale SuperSix EVO Neo conta com motor de 250W no cubo traseiro e bateria totalmente oculta no interior de seu quadro BallisTec Carbon
A Cannondale anunciou o lançamento de uma versão motorizada de sua linha de bicicletas de estrada SuperSix EVO.Equipada com um motor Mahle eBikemotion X35 de 250 watts de potência localizado no cubo traseiro, a nova Cannondale SuperSix EVO Neo incorpora uma série de características das bikes topo de linha da marca, como o quadro em fibra de carbono BallisTec com geometria e aerodinâmica road e uma criteriosa escolha de componentes que as equipam.

Visualmente, a SuperSix EVO Neo pouco diferencia-se de uma bicicleta de estrada convencional, não apenas graças ao motor no cubo traseiro como também pela opção dos designers da marca em ocultar totalmente a bateria no interior do tubo inferior do quadro.
De acordo com Nathan Barry, engenheiro de design da Cannondale, a solução não apenas deixa a bike com um visual mais limpo e aerodinâmico, como também contribui para o aumento da performance.

“Todo mundo sabe que a aerodinâmica tem um grande efeito sobre a performance no ciclismo e isto também é válido para as bicicletas e-road. Reduzir o arrasto facilita a aceleração, principalmente quando o ciclista atinge a velocidade limiar da assistência do motor”, afirma Barry.
Externamente, o quadro da SuperSix EVO Neo conta com o mesmo perfil tubular aero dos modelos de estrada. Seu cockpit também inclui a mesma mesa aero utilizada na linha EVO, que é utilizada como rota de passagem para os conduítes de freio da bike, resultando em um visual clean com poucas interferências externas. De acordo com o fabricante, o uso de freios s disco possibilita à SuperSix EVO Neo utilizar pneus com até 28mm de largura.

Baixo peso – Com o peso total de 11,5kg em sua versão topo de linha Neo 1, a SuperSix EVO Neo é uma das mais leves e-roads disponíveis no mercado, rivalizando com a Colnago E64 (12kg), a Orbea Gain (12kg) e perdendo em baixo peso apenas para a Wilier Cento10 (10,2kg).

De acordo com o fabricante, a combinação de motor com a bateria de 250 watts pode proporcionar uma autonomia máxima de até 75km, valor que pode ser estendido mediante o uso de uma bateria extra de 450w instalada no suporte de garrafas da bicicleta.

Tamanhos, modelos e configurações – A nova Cannondale SuperSix EVO Neo será disponibilizada em três versões (EVO Neo 1, EVO Neo 2 e EVO Neo 3) e três tamanhos (51cm, 54cm e 56cm), de acordo com as especificações abaixo:
Cannondale SuperSix EVO Neo 1

Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | All-New, BallisTec Carbon, internal downtube battery, integrated cable routing w/ Switchplate, dropout/axle spacing 135mm, SAVE, T47, flat mount disc, integrated seat binder |
| Garfo | All-New, BallisTec Carbon, SAVE, 1-1/8″ to 1-1/4″ steerer, integrated crown race, 12x100mm Speed Release thru-axle, flat mount disc, internal routing, 55mm offset (S-M) 45mm offset (L) |
| Rodas | |
| Aros | HollowGram 45 KNØT, Carbon, 20h front, 32h rear, 45mm deep, 21mm ID, tubeless ready |
| Cubos | (F) HollowGram KNØT, sealed bearing 12×100 centerlock / (R) ebikemotion X35 250W |
| Raios | DT Swiss Aerolite |
| Pneus | Vittoria Rubino Pro Bright Black, 700 x 25c |
| Transmissão | |
| Pedais | N/D |
| Pedivela | HollowGram, T47 w/ OPI SpideRing |
| Movimento central | FSA T47 MegaEvo, threaded |
| Coroa | 50/34 |
| Corrente | Shimano HG701, 11-speed |
| Cassete | Shimano Ultegra, 11-30, 11-speed |
| Câmbio dianteiro | Shimano Dura-Ace Di2, braze-on |
| Câmbio traseiro | Shimano Dura-Ace Di2 |
| Trocador de marcha | Shimano Dura-Ace Di2 hydro disc, 2×11 |
| Cockpit | |
| Guidão | HollowGram SystemBar SAVE, Carbon, 8 deg. pitch adjust |
| Caixa de direção | Integrated Sealed Bearing, Tapered |
| Fita de guidão | Prologo One Touch |
| Mesa | HollowGram KNØT, alloy w/ cable cover, -6° |
| Selim | Prologo Dimension NDR, 143mm width, Tirox rails |
| Canote de selim | All-New HollowGram 27 SL KNØT, carbon, 2 bolt clamp, 330mm |
| Freios | Shimano Dura-Ace Di2 hydro disc, 160/160mm RT86 rotors |
| Motor | |
| Ui | iWoc ONE |
| Motor | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Carregador | Mahle ebikemotion X35 |
| Bateria | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Extras | |
| Autonomia | Até 75km |
| Velocidade máxima de assistência | 25km/h (modelos comercializados na Europa) 32km/h (modelos comercializados nos Estados Unidos) |
Cannondale SuperSix EVO Neo 2

Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | All-New, BallisTec Carbon, internal downtube battery, integrated cable routing w/ Switchplate, dropout/axle spacing 135mm, SAVE, T47, flat mount disc, integrated seat binder |
| Garfo | All-New, BallisTec Carbon, SAVE, 1-1/8″ to 1-1/4″ steerer, integrated crown race, 12x100mm Speed Release thru-axle, flat mount disc, internal routing, 55mm offset (S-M) 45mm offset (L) |
| Rodas | |
| Aros | Cannondale RDe 1.0 , 28h front, 32h rear |
| Cubos | (F) Formula CL-712, 12×100 disc / (R) ebikemotion X35 250W disc |
| Raios | Stainless steel, 14g (F) / 13g (R) |
| Pneus | Vittoria Rubino Pro Bright Black, 700 x 28c |
| Transmissão | |
| Pedais | N/D |
| Pedivela | HollowGram, T47 w/ OPI SpideRing |
| Coroa | 50/34 |
| Movimento central | FSA T47 MegaEvo, threaded |
| Corrente | Shimano HG601, 11-speed |
| Cassete | Shimano 105, 11-34, 11-speed |
| Câmbio dianteiro | Shimano Ultegra, braze-on |
| Câmbio traseiro | Shimano Ultegra GS |
| Trocador de marcha | Shimano Ultegra hydro disc, 2×11 |
| Cockpit | |
| Guidão | HollowGram SystemBar SAVE, Carbon, 8 deg. pitch adjust |
| Caixa de direção | Integrated Sealed Bearing, Tapered |
| Fita de guidão | Cannondale Grip Bar Tape w/Gel, 3.5mm |
| Mesa | HollowGram KNØT, alloy w/ cable cover, -6° |
| Selim | Prologo Dimension, Tirox rails |
| Canote de selim | All-New HollowGram 27 SL KNØT, carbon, 2 bolt clamp, 330mm |
| Freios | Shimano Ultegra hydro disc, 160/160mm RT86 rotors |
| Motor | |
| Ui | iWoc ONE |
| Motor | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Carregador | Mahle ebikemotion X35 |
| Bateria | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Extras | |
| Autonomia | Até 75km |
| Velocidade máxima de assistência | 25km/h (modelos comercializados na Europa) 32km/h (modelos comercializados nos Estados Unidos) |
Cannondale SuperSix EVO Neo 3

Especificações técnicas
| Quadro | |
|---|---|
| Quadro | All-New, BallisTec Carbon, internal downtube battery, integrated cable routing w/ Switchplate, dropout/axle spacing 135mm, SAVE, T47, flat mount disc, integrated seat binder |
| Garfo | All-New, BallisTec Carbon, SAVE, 1-1/8″ to 1-1/4″ steerer, integrated crown race, 12x100mm Speed Release thru-axle, flat mount disc, internal routing, 55mm offset (S-M) 45mm offset (L) |
| Rodas | |
| Aros | Cannondale RDe 1.0, 28h front, 32h rear |
| Cubos | (F) Formula CL-712, 12×100 disc / (R) ebikemotion X35 250W disc |
| Raios | Stainless steel, 14g (F) / 13g (R) |
| Pneus | Vittoria Rubino Pro Bright Black, 700 x 28c |
| Transmissão | |
| Pedais | N/D |
| Pedivela | Cannondale 1, T47, FSA rings |
| Coroa | 50/34 |
| Movimento central | FSA T47 MegaEvo, threaded |
| Corrente | Shimano HG601, 11-speed |
| Cassete | Shimano 105, 11-34, 11-speed |
| Câmbio dianteiro | Shimano 105, braze-on |
| Câmbio traseiro | Shimano 105 GS |
| Trocador de marcha | Shimano 105 hydro disc, 2×11 |
| Cockpit | |
| Guidão | Cannondale 3, 6061 alloy, Compact |
| Caixa de direção | Integrated Sealed Bearing, Tapered |
| Fita de guidão | Cannondale Grip Bar Tape w/Gel, 3.5mm |
| Mesa | Cannondale 3, 6061 alloy, 7-degree |
| Selim | Prologo Dimension NDR, 143mm width, STN rails |
| Canote de selim | All-New HollowGram 27 KNØT, Alloy, 2 bolt clamp, 330mm |
| Freios | Shimano 105 hydro disc, 160/160mm RT66 rotors |
| Motor | |
| Ui | iWoc ONE |
| Motor | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Carregador | Mahle ebikemotion X35 |
| Bateria | Mahle ebikemotion X35 250W |
| Extras | |
| Autonomia | Até 75km |
| Velocidade máxima de assistência | 25km/h (modelos comercializados na Europa) 32km/h (modelos comercializados nos Estados Unidos) |
Preços e disponibilidade – De acordo com o fabricante, a nova e-road Cannondale SuperSix EVO Neo será comercializada nos Estados Unidos e Europa ao preço médio de 10.000 dólares (modelo Neo 1), 6.500 dólares (Neo 2) e 4.500 dólares (Neo 3). De acordo com a Cannondale Brasil, não há previsão de comercialização da linha em território brasileiro.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta