25 de fevereiro de 2024
Giant Crest 34

Giant entra no mercado de garfos de suspensão para bicicletas

Maior fabricante de bicicletas do mundo lança o Crest 34, amortecedor dianteiro com baixo peso, grande rigidez e inúmeras opções de regulagem

A Giant Bikes anunciou o lançamento do garfo de suspensão Crest 34, o primeiro a ser totalmente desenvolvido pela marca.

Fruto direto da experiência adquirida ao longo de 40 anos na construção de bicicletas e componentes, a nova Suspensão Crest foi desenvolvida para as modalidades de XC e Trail e Giant será equipamento de série de alguns modelos de bikes da linha 2020 das marcas Giant e Liv, equipadas com rodas de 27.5 (com 120mm de curso) e 29 polegadas (100mm).

Giant Crest 34

Rígida, de acionamento suave e totalmente ajustável, a nova Crest 34 oferece, de acordo com o fabricante, o mesmo nível ou excede em performance modelos similares das marcas RockShox, Fox e SR Suntour, que hoje equipam a maior parte das bicicletas da marca taiwanesa.

Giant Crest 34

Leveza e rigidez – Construída a partir de um chassis de liga de alumínio e magnésio – mesmo material utilizado em sua espiga cônica –, a Crest possui um design discreto, na cor preto fosca, com grafismo na mesma cor, porém brilhante. Em sua modelagem, foi utilizada uma tecnologia denominada Thixmolding que, através de um controle restrito de temperatura resulta em um material excepcionalmente resistente e leve, se comparado a outros processos de produção.

Giant Crest 34

Projetada para minimizar ao máximo os movimentos de torção a que são submetidos os garfos de suspensão, a ponte que une as duas pernas da Crest possui um design diferenciado em forma de tubo oco, o que elimina o peso excessivo sem perder a rigidez. Para potencializar ainda mais estas características, as canelas da Crest possuem o diâmetro de 34mm.

Giant Crest 34

Em todo o processo de manufatura foi priorizada a precisão na montagem das canelas superiores com a estrutura principal, de forma resultar em um formato perfeitamente circular e concêntrico, resultando em uma movimentação dos componentes com um mínimo de atrito. O resultado é uma suspensão incrivelmente suave e sensível, similar a muitas concorrentes mais caras.

Ajustabilidade – Em seu interior, o garfo Crest 34 conta com uma câmara de ar dupla, cuja mola pneumática negativa é equalizada de forma automática, de forma aumentar a sensibilidade nas pequenas irregularidades do terreno.

Giant Crest 34

Já a câmara positiva possui seu volume customizável, onde é possível inserir ou retirar espaçadores plásticos em seu interior, de forma personalizar as características do amortecedor de acordo com o peso ou estilo de pilotagem do ciclista.

Giant Crest 34

O sistema hidráulico do garfo conta com ajuste de velocidade de retorno, de forma potencializar o controle nas trilhas. Já na parte superior do lado direito, encontra-se um dial de regulagem de um dos três modos de compressão: Aberto, Trail Mode e Travado.

Giant Crest 34

Especificações técnicas

Utilização XC / Trail
Curso de amortecimento 120mm (27.5″) e 100mm (29″)
Medidas 27.5″ e 29″
Canelas 34mm
Espiga Cônica
Offset 44mm (27,5″) e 51mm (29″)
Eixo 15 x 110mm (Boost)
Largura máxima do pneu 2.6″ (pneus aro 27.5″) e 2.4″ (pneus 29″)
Diâmetro máximo do rotor de freio 180mm
Amortecimento Mola pneumática com câmara dupla
Retorno e compressão Sistema hidráulico
Regulagens Pressão do ar, volume da câmara de ar, retorno e compressão
Bloqueio No crown (com opção para controle no guidão)
Peso 1.870g (27,5″) e 1.970g (29″)
Peso máximo do ciclista 136kg

Preço e disponibilidade – Em um primeiro momento, o novo garfo de suspensão Crest 34 será disponibilizado apenas em bicicletas das marcas Giant e Liv, sem previsão de vendas de forma avulsa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização