4 de março de 2024
Specialized ANGi

Specialized libera tecnologia ANGi para capacetes de ciclismo de outras marcas

Dispositivo eletrônico de segurança com detector de impacto, rastreador e sinalizador passa a ser comercializado de forma avulsa, sendo compatível com a maioria dos capacetes

Seis meses após o lançamento de um dispositivo eletrônico para capacetes capaz de detectar acidentes e emitir alertas de socorro, a Specialized anunciou venda do equipamento de forma avulsa. Com a decisão, usuários de capacetes de outras marcas também poderão se beneficiar do equipamento, que até então era compatível apenas com capacetes da marca.

Lançada em novembro do ano passado, a tecnologia ANGi (Angular and GForce Indicator) utiliza um dispositivo eletrônico de pequenas dimensões, contendo em seu interior sensores de aceleração e giroscópio que, em caso de impacto, transmite as informações para um aplicativo instalado no smartphone do ciclista, enviando mensagens de socorro para contatos previamente cadastrados, informando por meio de coordenadas GPS a localização do acidente.

Anteriormente limitada a alguns modelos de capacete do fabricante de bicicletas norte-americano, a tecnologia de segurança passa agora a ser liberada para uso em outros modelos mais antigos da Specialized, além de capacetes de outras marcas. Alguns capacetes não se qualificam devido a formatos inusitados ou à sua construção, mas a maioria funcionará bem com o sensor ANGi.

Specialized ANGi
Foto: Divulgação / Specialized

“Trouxemos esta tecnologia à nossa linha de capacetes equipados com ANGi e oferecemos compatibilidade por um sensor comprado separadamente. Hoje, estamos felizes em anunciar que esta tecnologia é compatível com mais capacetes e está ainda mais fácil de ser ativada” – afirmou a Specialized.

Sem assinatura obrigatória – Outra novidade anunciada pela marca estadunidense é que a partir de agora a assinatura do aplicativo Ride App, utilizado para a comunicação entre o ANGi e o smartphone passa a ser gratuita. Até então, usuários do dispositivo precisavam contratar o serviço mediante uma taxa de assinatura anual.

Com a gratuidade, no momento em que o ciclista insere o código de ativação no Ride App, as funcionalidades de detecção e notificação são ativadas de forma vitalícia para aquele sensor ANGi, dispensando a necessidade de validar o serviço com informações de cartão de crédito.

Specialized ANGi

Funcionalidades

  • Rastreador em tempo real – O ANGi lhe permite compartilhar seus planos de pedalada antes de você sair. Você pode até mesmo optar por enviar um link de rastreio para os seus contatos, para que eles possam acompanhar o seu pedal em tempo real.
  • Detector de impactos – Se o ANGi detectar um impacto durante o seu pedal, ele pode enviar uma mensagem de texto para seus contatos de emergência dizendo que você pode ter se envolvido em um acidente.
  • Sinalizador de segurança – Além de notificar os seus contatos de que você pode ter sofrido um acidente, o ANGi e o Ride App enviarão suas coordenadas de GPS para todos os contatos que você listar no Ride App.
  • Alertas de segurança baseados em tempo – Você precisa de um sinal de celular para que o ANGi e o Ride App enviem alertas de texto para seus contatos. Se você pedalar sem cobertura telefônica, você pode usar o alerta de segurança com base em tempo. Apenas defina o tempo estimado do seu pedal antes de sair, e se você não completar o passeio dentro daquele espaço de tempo, o ANGi enviará uma notificação com sua última localização registrada.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização