29 de fevereiro de 2024
Handbike
Handbikes - Foto: Divulgação

Brasília recebe a segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

Mais de 120 paratletas, entre homens e mulheres, disputam a segunda etapa da competição neste fim de semana, 27 e 28 de abril, na capital federal

O principal torneio por etapas do Paraciclismo brasileiro vai desembarcar na capital federal. Nos próximos dias 27 e 28 de abril, será realizada a segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que abriu o seu calendário em Maringá (PR), em fevereiro, e terá a terceira e última etapa em setembro, na cidade de Leme (SP). A etapa brasiliense espera receber mais de 120 paratletas distribuídos em treze categorias oficiais. Os primeiros colocados, além de pontuarem no ranking brasileiro, também somam pontos no ranking mundial classificatório para Tóquio 2020.

Dentre as competições, irão existir provas de Handbike (bicicletas impulsionadas pelos braços, utilizadas por atletas paraplégicos ou tetraplégicos), Triciclos (atletas com paralisia cerebral), Tandem (bicicletas com dois bancos e quatro pedais utilizadas por atletas com deficiência visual e seus guias), e de bikes convencionais (atletas amputados ou com outras deficiências físico-motoras).

Lauro Chaman
Lauro Chaman – Foto: Divulgação

Medalhista paralímpico na Rio 2016, Lauro Chaman é um dos nomes confirmados no evento. O atleta, de 32 anos, já conquistou títulos importantes, como os mundiais de Estrada e Pista, foi medalhista em várias etapas da copa do mundo, e hoje é considerado um dos principais nomes da modalidade no circuito internacional.

“Poder contribuir para o crescimento da nossa modalidade é uma grande satisfação. O nível das provas no circuito nacional vem crescendo a cada ano e isso é resultado do trabalho sério e planejado que vem sendo realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A etapa de Brasília promete grandes emoções. Espero poder fazer o meu melhor para brigar pelas primeiras colocações”, declarou Lauro.

As competições ocorrem no Setor de Autarquias Norte, Quadra 2, Asa Norte. A arena de concentração será montada na via paralela ao Setor Bancário Norte, próximo ao Shopping Liberty Mall. Tanto as provas de resistência, quanto o contra-relógio individual, serão disputados em um grande circuito de 5,1km de distância por volta.

Nesta sexta-feira, 26, acontece a classificação funcional dos atletas, a confirmação de participação, e o Congresso Técnico, marcado para as 19h no Hotel Windsor Plaza, na Asa Sul. No sábado, 27, serão realizadas as provas contra-relógio, e no domingo, 28, as disputas de resistência.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização