10 de maio de 2024
Hornit Clug
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Suporte de parede para bicicletas Hornit Clug

Solução de armazenagem minimalista é capaz de prender firmemente sua bike de uma maneira tão simples e eficiente quanto genial

A medida em que o uso da bicicleta se intensifica a cada dia, cresce a demanda por suportes diferenciados, cujas características mais desejáveis são ocupar o mínimo de espaço quando não estiver em uso e compor a bicicleta no ambiente.

Essas são as principais características do Hornit Clug, um suporte de parede para bicicletas minimalista, de fácil instalação e uso, capaz de prender firmemente sua bike de uma maneira tão simples quanto genial.

Disponível para venda no Brasil desde janeiro, o Hornit Clug é o menor e mais leve suporte para bicicletas do mundo. Disponível em três tamanhos – para bicicletas de estrada, MTB e urbanas/recreacionais, é composto por duas peças em policarbonato de alta resistência, uma externa, que funciona como suporte e outra, interna, que atua como ‘mordente’ do pneu, mantendo a bike presa em seu lugar.

Hornit Clug
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Ao contrário de outros suportes de parede, o Clug não sustenta integralmente a bicicleta, mantendo a roda traseira apoiada no chão. Esta solução não apenas preserva a estrutura da parede onde foi instalado, como evita a ocorrência de marcas de pneus na mesma. É possível também instalar o Clug em uma posição mais baixa, para os ciclistas que preferem prender suas bikes na posição horizontal.

Hornit Clug
É possível também instalar o Clug em uma posição mais baixa, para os ciclistas que preferem prender suas bikes na posição horizontal – Foto: Divulgação

O teste – Para a realização desta avaliação, contamos com a participação de Rosana Baioco, ciclista que utiliza a bicicleta diariamente, seja como forma de lazer e esporte, seja como meio de locomoção. Segue abaixo suas impressões sobre o suporte Hornit Clug:

O uso da bicicleta está cada vez mais disseminado no mundo todo. As cidades contam com uma população crescente que vê o ciclismo como esporte, lazer e meio de transporte. A bicicleta tornou-se um objeto necessário nas residências e locais de trabalho e as ideias para guardá-la de forma prática sempre são bem vindas.

O grande “desafio” é guardar a bike. As moradias costumam ser compactas, os suportes costumam ser enormes e, desculpem o termo, feios. Por isso, ao conhecer o suporte Hornit Clug, já chama a atenção a discrição e pureza do desenho, além da simplicidade genial da proposta.

Hornit Clug
Graças ao gabarito impresso na parte externa da embalagem, é possível conferir qual o modelo de Clug é o mais indicado para sua bike – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

O suporte vem em 3 tamanhos, de acordo com a largura do pneu que ‘abraçará’. O suporte instalado cujas fotos ilustram a matéria foi o de tamanho L, que serve para pneus mais largos como o de uma mountain bike.

Especificações técnicas

Modelo Indicação
Roadie Pneus com largura entre 23mm a 32mm (1-1.25″)
Hybrid Pneus com largura entre 33mm a 43mm (1.3-1.7″)
MTB Pneus com largura entre 44mm a 57mm (1.75-2.25″)

A caixinha é pequena e bem bolada e merece um parágrafo dedicado a ela. Dentro, um manual de instruções com desenhos e em vários idiomas, o suporte em si, e parafusos e buchas adequados. Desdobrando-se a aba, tem-se o gabarito para ser utilizado no momento de perfurar a parede.

Hornit Clug
A embalagem do produto funciona como gabarito para a furação e para recolher o pó da furadeira – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Além desse gabarito, tem também um gráfico para se medir o pneu da bicicleta e assim escolher o tamanho de suporte mais adequado. A caixa serve também como depósito para recolher o pó provocado pela furadeira (ou pelo menos boa parte dele). Além disso, vem com diversos recados bem humorados e sugestões de usos inusitados para o versátil suporte:

Hornit Clug
As instruções da embalagem para a instalação do suporte são simples e bem humoradas – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Após medir a altura considerando o centro do pneu da bike a ser guardada, e furar a parede de acordo com o gabarito, aparafusei a parte branca do suporte à parede e em seguida encaixei a parte interna que abraça o pneu. Em seguida acomodei a bicicleta. Tão simples como estou relatando aqui.

Hornit Clug
Serafina, nossa assistente de instalação, aprovou a embalagem do Clug – Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

O resultado final foi que a bike, ainda que não tão limpinha como um bibelô, ganhou uma nova função: tornou-se uma peça decorativa na sala quando guardada de forma natural e discreta, sem grandes estruturas.

Porque as coisas simples realmente são as que melhor funcionam, e o Clug é prova disso.

Hornit Clug
Foto: Divulgação

Suporte de parede para bicicletas Hornit Clug

Facilidade de uso
Facilidade de instalação
Versatilidade
Custo x benefício

Excelente

Solução de armazenagem minimalista é capaz de prender firmemente sua bike de uma maneira tão simples e eficiente quanto genial

Conclusão

Pequeno, discreto, durável e eficiente, o suporte Hornit Clug possui todas as características desejáveis em um acessório de sua categoria, além de ser uma dos mais baratos do mercado.

Em nenhum momento do teste o suporte demonstrou ineficiência no agarre do pneu da bike, mantendo firmemente presa à parede. Quando não utilizado, o espeço ocupado foi mínimo, não atrapalhando a circulação das pessoas e sem o risco de acidentes. 

Sua embalagem é um caso raro de engenhosidade que merecia um review a parte, funcionando como um suporte técnico bem humorado e eficiente, onde o usuário irá encontrar todas as facilidades para a instalação eficiente do produto, além de funcionar como coletor da furadeira, evitando assim sujar o ambiente. Genial!

Hornit Clug
Foto: Rosana Baioco / MTB Brasília

Preço e disponibilidade – Distribuído em todo território nacional pela Isapa – representante oficial da marca Hornit no Brasil, o suporte de parede para bicicletas Clug pode ser adquirido ao preço médio de R$ 89,90.

Pontos positivos

  • Facilidade de instalação e uso;
  • Embalagem com instruções detalhadas e gabarito para furos;
  • Pode ser instalado em qualquer tipo de parede, incluindo drywall;
  • Design minimalista que não interfere com o ambiente.

Pontos negativos

  • Não é compatível com fat bikes ou com bicicletas com diâmetro de pneu superior a 57mm (2.25″).

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília

Sobre a autora

Rosana Baioco é ciclista urbana e cicloativista, além de colaboradora do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização