2 de março de 2024
Foto: Divulgação / Isapa

Caramanhola térmica ou tradicional: Qual a melhor opção?

Edu Ramires, técnico das equipes Oggi, dá dicas sobre a escolha e destaca as garrafas da marca francesa Zéfal

De norte a sul do país, os termômetros seguem medindo altas temperaturas pelas próximas semanas. Seja numa pedalada por lazer ou numa competição, a hidratação é crucial para o bem estar. Mais do que saber quando e como ingerir líquidos, outra dúvida surge entre os ciclistas: como escolher entre uma caramanhola térmica e uma tradicional? Edu Ramires, técnico da equipe Oggi de mountain bike, traz dicas importantes a esse respeito.

Das principais fabricantes de garrafas para ciclismo do mundo, a marca francesa Zéfal é a escolhida por Edu quando o assunto é hidratação. Na diversificada linha oferecida por ela, Edu explica que, embora varie muito de ciclista para ciclista existe um padrão: as caramanholas tradicionais são as mais utilizadas em provas de XCO e deslocamentos mais curtos, enquanto as térmicas são as preferidas para quem faz trilhas por lazer, deslocamentos mais longos e até em provas de XCM.

“Nas provas de XCO os atletas costumam usar as tradicionais, já que elas são mais leves do que as térmicas. Além disso, as provas são mais rápidas, então não dá tempo de esquentar a água ou o isotônico que estão na caramanhola”, comenta Edu.

“Já para quem vai fazer trilhas mais longas com os amigos ou nas provas de XCM, vale a pena optar por uma térmica, mesmo sendo um pouco mais pesada. As da Zéfal surpreendem pela capacidade de manter o líquido gelado de verdade por mais de duas horas e meia”, complementa.

Entre os modelos tradicionais da Zéfal, a Shark é uma excelente indicação. Com apenas 63 gramas, ela é das mais leves do mercado e é desenvolvida em material inodoro e reciclável: a produção é em polipropileno 100% sem cheiro.

Outro diferencial é o bico de silicone fácil de abrir e fechar, sem ficar respingando. Com capacidade para 650ml, ela tem valor de venda aproximado de R$ 23,00.

Caramanhola Zéfal Arctica

Entre os modelos térmicos da Zéfal, destaque para a Arctica, considerada uma das mais eficientes caramanholas térmicas do universo ciclístico. Com o mesmo bocal largo com bico de silicone da Shark, ela tem dois tamanhos, 550ml e 750ml.

A Arctica entrega o que toda garrafa térmica promete: preserva a temperatura do líquido por até 2h30. Fabricada em polietileno de baixa densidade e com uma camada dupla de proteção, ela consegue manter a temperatura do interior por muito mais tempo. Outro diferencial é que graças a uma boca mais larga, de 65mm, é possível colocar cubos de gelo dentro da Arctica. Ela pesa apenas 140g e conta com tanque interno removível, ideal para a limpeza e higienização da caramanhola. O valor sugerido de venda é R$ 69,90.

Outro diferencial das caramanholas Zéfal é que todas elas são livres de BPA, encontrado em diversos plásticos e que faz mal à saúde.

No Brasil, os produtos Zéfal são distribuídos pela Isapa e podem ser encontrados nas melhores lojas físicas e virtuais do país.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização